TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE GESTÃO EM AMBIENTES ESCOLARES

Por:   •  13/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GILMARA CRISTINA MELLO DE CARVALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.

ITAPIRA/ SÃO PAULO

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.

Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina de GE sobe a orientação da Professora: Verônica Marques.

ITAPIRA/SÃO PAULO

2016

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste documento é relatar o Estágio em Gestão da Educação em Ambientes Escolares realizado na Escola Estadual Professor Fenízio Marchini, localizada à rua: Marcelina Breda nº S/N, Bairro Barão Ataliba Nogueira. A Escola recebeu esse nome em homenagem ao grande Professor Fenízio Marchini que prestou grandes serviços à educação da cidade de Itapira.

Através do Ato Legal de Criação RES. SE de 27/08/1958  mantida pelo Poder Público Estadual, administrada pela Secretaria de Estado da Educação e jurisdicionada à Diretoria de Ensino Regional de Mogi Mirim com base nos dispositivos constitucionais vigentes na Lei nº. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei nº. 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

  Fui recebida na escola pelos professores:

  Diretora: Rosana Avelina Oliveira Preto da Silva, Pedagoga;

  Vice-Diretora: Nilcéia Fernandes dos Santos, graduada em Ciências;

Vice-Diretora PEF: Ruth da Silva;

  Coordenador: Luis Carlos Jorge , graduado em Matemática;

 A escola tem por fundamentação teórica proporcionar um ensino de qualidade voltado ao âmbito social, convivência e preparação para o mercado de trabalho, aproveitando todas as bagagens trazidas pelos alunos e incluindo novas.

 O estágio em Gestão Escolar me deu a oportunidade de vivenciar o dia a dia desses profissionais da Educação, da secretária e inspetores e ver é a resolução de determinados problemas considerados normais em uma escola. Pequenos conflitos entre alunos; reclamações de professores (as) pela falta de algum material; a bagunça de alunos nos corredores da escola nos intervalos de troca de professores, o atendimento a pais e a comunidade em geral, o controle de faltas e notas, a elaboração de históricos escolares e a solicitação de documentos, entre outros.

2-) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sua fundamentação teórica baseia-se na convivência social, na formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. Todo o ser humano é capaz de ter um pensamento critico e pode fazer a diferença no lugar em que mora, basta que se trabalhe as suas competências e habilidades. Quando o trabalho é bem organizado e elaborado, a sua execução jamais será falha.

A escola que sem compromete em organizar, orientar, preparar o seu corpo docente, a fim de que se planeje a ação pedagógica a ser desenvolvida com os alunos na busca da construção de condições para que  o processo de ensinar e aprender com qualidade seja alcançado de maneira eficiente. . Para tanto, é necessário, também, estudar muito, ler e, principalmente, fazer a leitura do cotidiano das práticas, diálogos e apelos dos professores, ver as necessidades dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida, a situação socioeconômica e acompanhar o rendimento escolar junto com a família de cada educando.

 3 - CARACTERIZAÇÕES DA REALIDADE ESCOLAR

A Escola Estadual Professor Fenízio Marchini está localizada em uma região afastada da cidade, é uma vila que fica a 16 km do centro, é uma comunidade de classe média à baixa, com uma pequena população e poucos acessos. A Escola conta com 7 salas de aulas, totalizando 12 salas de 15 á 20 alunos em cada período, 25 carteiras e cadeiras em cada uma; cantina; cozinha, onde é feito a merenda dos alunos. Há também uma biblioteca para que os alunos realizem suas pesquisas e, quando necessário, tomam livros emprestados para lerem em casa e também conta com um estacionamento para o carro dos funcionários.

No setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenação; secretaria; sala dos professore, há uma quadra de esportes coberta, também possui uma área aberta com algumas árvores.

O corpo docente é formado por 30 professores, dividido entre o Ensino Médio e o Fundamental II. Atualmente, a escola conta com 300 alunos matriculados, nos dois  períodos de funcionamento. Sendo que: no período matutino, atende alunos do Ensino  Médio; no período vespertino, atende alunos do Ensino Fundamental II.

  • Características gerais do prédio da escola;

Não é uma escola muito grande, localiza-se no centro da vila Barão Ataliba Nogueira, possui uma grande fachada e uma escadaria para que se adentre aos portões da escola, é privilegiada pela luz do sol o que a torna uma escola arejada, em seus corredores possuem vários cestos de lixos recicláveis para que se mantenham a organização e limpeza. As salas de aulas são espaçosas e bem iluminadas, a pintura é clara favorecendo a claridade e deixando a escola mais limpa. O seu horário de funcionamento é das 07:00 ás 18:00, possui 30 professores, 300 alunos, 7 salas de aula totalizando 12 salas, e contam também com 12 funcionários entre secretaria, direção, coordenação, limpeza e merendeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com