TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO REGULAR NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA

EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO REGULAR NO ENSINO PÚBLICO ESTDUAL

INTRODUÇÃO

O Ensino Médio possui característica singular no estudante. Pelo o fato de ser a ultima etapa da Educação Básica e a que antecede também a entrada da escola para o Ensino Superior. Também vamos discutir o processo de evasão do aluno nessa etapa. O porque da evasão que muitas vezes é desencadeadas pelas fatores psicológico, socioeconômico, e social. Onde a escola e comunidade te quem caminhar juntos.

PROBLEMÁTICA

Pensando no ensino médio foi constatado que o principal problema do nível de ensino médio são os alunos desinteressados. No meu artigo científico vou visitar uma escola de ensino médio regular da Serra a EEEFM Maria Olinda Oliveira Menezes para saber o porquê desse desinteresse dos alunos se a escola e a comunidade estão comportando adequadamente perante esses alunos do Ensino Médio regular.

HIPÓTESE

A evasão escolar de alunos no ensino médio regular tem se tornado algo de pesquisa. As condições econômicas familiares e dos estudantes, que são muitas vezes obrigadas a sair dos municípios em busca de empregos. A migração implica muitas vezes, o trabalho dos jovens estudantes do Ensino Médio, que com isso acabam por ficar d ‘estimulados a estudar e sem muitas perspectivas futuras venham a se evadir a escola.

OBJETIVO

O meu objetivo com esse projeto vai me levar a fazer um artigo onde vou pesquisar uma escola e a comunidade onde fica. Eu quero com essa pesquisa coletar dados, analisar e produzir um artigo onde vou descrever sobre a evasão escolar do ensino médio regular.

 

JUSTIFICATIVA

O meu projeto é sobre a evasão escolar do Ensino Médio regular do Ensino Público da Escola EEEFM Maria Oliveira Olinda Menezes é importante pelo o fato de ser a ultima etapa da Educação Básica e a que antecede o acesso ao Ensino Superior. Um aluno com pouca repetência e bem estimulo terá mais autonomia quando chegar ao Ensino Superior.

MÉTODOLOGIA

Vou fazer citações dos livros A Produção do Fracasso Escolar Maria Helena Souza Patto e a Menina Repetente 4° Edição de Anete Abramowicz, pesquise Artigos Científicos.

EMBASAMENTO TEÓRICO

No âmbito escolar, muito se tem discutido sobre a questão relativas a permanência do aluno na escola. Neste processo tão amplo, alguns autores advertem como certas práticas podem, ao invés de incluir de forma efetiva o aluno em suas atividades acadêmico. O autor enfatiza os problemas que levam os alunos a evasão escolar como problemas financeiros, psicológicos e sociais dos alunos.

‘’Psicólogos fecharam seu diagnóstico do fracasso escolar em torno da avaliação das características biológicas, psicológicas e sociais das clientela escolar‘’ ( Patto, Pág.120,1999) .

A motivação tem sido entendida ora como um fator psicológico, ou conjunto de fatores ora como um processo no contexto do Ensino Médio foi constatado que o principal problema deste nível de ensino consiste no desinteresse dos alunos frente ás atividades escolar.

Uma escola que não procura motivar seus alunos se torna para eles uma escola desinteressante e com isso, acaba tendo a evasão escolar. Algumas consequências decorrentes do déficit na motivação do aluno podem ter relação direta em seu processo de aprendizagem com qualidade, oque impossibilita a formação de indivíduos mais competentes para exercerem a cidadania e se realizarem como pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com