TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOCIOLÓGICO

Por:   •  13/5/2017  •  Artigo  •  4.520 Palavras (19 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO - FAHUD

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Clemilda Baesso Pulégio

EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOCIOLÓGICO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2012

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO - FAHUD

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Clemilda Baesso Pulégio

Daniel  Ferreira Paulino

Edson Henrique do Amaral Lourenço de Andrade

Nilcéia Caldeirão

http://lattes.cnpq.br/3292450595495475

EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOCIOLÓGICO

Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do curso de pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo sob a orientação do Profº Drº Roger Marchesini de Quadros Souza.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2012

Sumário

Resumo...............................................................................................................

Introdução   ........................................................................................................

 

A escola e a reprodução social de classes.........................................................

 

O direito a escola ...............................................................................................  

Os papeis das relações na escola......................................................................

 A violência simbólica na escola........................................................................

A perspectiva da educação libertadora..............................................................

Considerações Finais..........................................................................................

Referências........................................................................................................  

Resumo

O referido texto se propõe a analisar a problemática da evasão escolar, que atualmente ocupa espaço de importância nas políticas publicas. Sua temática tem preocupado os educadores comprometidos na educação liberdadora na questão do direito regulamentado, mas não efetivado. Enfoca, para tanto, as reflexões dos pressupostos teóricos da Sociologia da Educação, as teorias critico – reprodutivistas,  dentre os quais os autores Louis Althusser, Pierre Bourdieu, Jean Claude-Passeron, Roger Establet. Acreditamos, dessa forma, colaborar para reflexões sobre o assunto para aqueles que os buscam.

Palavras-chave: evasão escolar, sociologia, educação

Introdução

O estágio pedagógico oportunizou estar cotidianamente inserida num processo repleto de contradições de inclusão / exclusão de crianças e adolescente na rede escolar.

 Essas contradições cotidianas moveram esta pesquisa, necessitando de um olhar mais distanciado do objeto para serem percebidas. Mas é nessa tensão, nesse espaço educacional que emerge a reflexão diante dos altos índices de evasão nas escolas públicas.

A evasão escolar faz parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, ocupando espaço de relevância no cenário das políticas publicas de educação.

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- 2010), 97,7% das crianças e dos adolescentes brasileiros entre 6 e 14 anos estão matriculados em escolas, mas somente 50 % deles concluem a educação básica. O Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre os países da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%, ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa.

O quadro educacional brasileiro é ainda bastante insatisfatório comparado com outros países em estágios equivalentes de desenvolvimento, mostrando o longo caminho a percorrer em busca de equidade.

A legislação brasileira LDB (1996) determina que seja responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio educacional.

 Porque esse elevado índice de evasão escolar? Qual é o papel da escola? Qual é o papel social do professor, sujeito histórico e agente transformador da sociedade de classe, atualmente na hegemonia neoliberal?

Autores, pesquisadores como Louis Althusser, Pierre Bourdieu, Jean Claude-Passeron, Roger Establet, entre outros, julgaram a escola como uma agência reprodutora da ordem econômica vigente, o sistema capitalista, assim sua função cultural de sustentar o sistema.

        Segundo Althusser, o Estado labora duplamente como um aparelho ideológico e como um poder de força repressiva, configurando como instrumento de interesses da classe dominante. Assim o Estado esta á serviço da burguesia com objetivo a permanência no poder.  O aparelho de Estado que define o Estado como força de execução e de intervenção repressiva pertence, portanto, à classe dominante e serve como instrumento de luta contra as possíveis resistências da classe dominada. (ALTHUSSER, 1970, p. 32).

        No século XX a escola pública atuando fortemente na ideologia positivista, no qual o professor cumpriu seu papel de aprovar o desempenho dos incluídos e excluídos sociais, que aos primeiros conferia-se à aprovação e aos segundos à evasão e reprovação.

O objetivo da pesquisa, perante tal problemática que tanto tem inquietado os educadores comprometidos com uma educação libertadora, buscou através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentos teóricos da sociologia que pudessem contribuir para a compreensão desse fenômeno.     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com