TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FRACASSO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR, SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  31/7/2019  •  Artigo  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade de Ribeirão Preto

Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Thais Helena de Santi

O FRACASSO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR, SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

RIBEIRÃO PRETO

2015

Thais Helena de Santi

O FRACASSO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR, SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Artigo apresentada à Universidade de Ribeirão Preto UNAERP, como requisito para a obtenção do título de Especia.

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

O fracasso escolar e a contribuição do professor, sob o olhar psicopedagógico.

Objetivo:

Analisar partindo do olhar do psicopedagogo a contribuição do professor no fracasso e no sucesso escolar. Um educador bem posicionado política e pedagogicamente pode fazer muita diferença na aprendizagem, e porque não dizer na vida dos alunos. (MOREIRA, ano, p. )

Muitos estudos surgem para tentar explicar o fracasso escolar, no entanto alguns acabam reafirmando o que tentam justificar. Não havendo uma resposta final para os casos de fracasso ou sucesso, podemos ressaltar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizado.

A teoria da carência cultural surge na época dos movimentos revolucionários como resposta da diferença entre o nível de escolaridade e classe social, e atualmente faz parte do discurso de muitos professores quando tentam explicar a diferença entre um aluno de sucesso e o de fracasso na escola.

Um aluno que possua uma bagagem cultural terá maior facilidade de aprendizagem em relação aquele que não teve oportunidade de acesso, porém isso não impede esse aluno de aprender ou o diferencia cognitivamente, o papel da escola não é complementar e sim passar o conhecimento de modo que aquele que não possua uma “base”, ou seja, o acesso, tenha uma oportunidade igualitária de aprendizado. É importante ressaltar que todas as crianças e jovens vivem diariamente experiências enriquecedoras, que variam de seu ambiente, o que acontece é que somente as experiências vividas no meio social mais favorecido são os mais valorizados e utilizados na escola.

O Professor e o fracasso

O fator mais importante que afeta a aprendizagem do aluno é o professor. (MOREIRA, 2010, p. 21)

O professor pode ser um grande aliado na reversão do fracasso, pois ele na sala de aula pode trabalhar de uma forma que o conhecimento passado não necessite de pré-requisitos, mas que ele seja totalitário, possibilitando a todos essa aquisição. O professor deve estar envolvido com a sua turma e saber atender as suas necessidades de cada um de seus alunos, atingindo assim seus objetivos esperados. Atualmente sabemos que possuem salas com 50 alunos em fase de alfabetização, o professor muitas vezes não está preparado para atuar nessas salas por falta de uma formação sólida, ou de uma constante formação, o que tornaria o profissional mais preparado para as situações adversas, muitas vezes a idealização do aluno faz com que já tenha um pré-julgamento e crie uma barreira de aproximação ao aluno que não seja padrão, dificultando assim a interação e o aprendizado.

A relação professor-aluno é um dos fatores que mais contribui para um bom processo de ensino. O aluno que vai para a escola sabendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com