TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao de jovens e adultos

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação

Atividade Avaliativa - ATPS

Prof° Ma Cleudimara Sanches Sartori Silva

GISLEINE CRISTINA DOS SANTOS – 7328525232

GLAUCIA LANE POLOMBO – 7929693728

VERA LUCIA PADOVAN OLIVEIRA – 832177011

DORALICE GONÇALVES DOS SANTOS - 2863981600

JUNDIAÍ / SP

                                                      2015


GISLEINE CRISTINA DOS SANTOS – 7328525232

GLAUCIA LANE POLOMBO – 7929693728

VERA LUCIA PADOVAN OLIVEIRA – 832177011

DORALICE GONÇALVES DOS SANTOS - 2863981600

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof° Ma Cleudimara Sanches Sartori Silva

Professor tutor presencial Jussara Perpétua Resende

               Professora tutora a distância:

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí /SP

2015

SUMÁRIO

1.  Introdução.............................................................................................................................01

2. A importância da Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Atual................................02

3.  Objetivos de trabalho para Educação de Jovens e Adultos..................................................03

4.  A contribuição da Pedagigia de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos.........05

5. A Realidade dos Educandos do EJA.....................................................................................07

6. Considerações Finais.............................................................................................................09

7. Referências Bibliográficas....................................................................................................10


INTRODUÇÃO

Teremos a oportunidade de entender nesta apresentação a importância da educação de jovens e adultos, afinal a alfabetização e educação é direito de todo cidadão. Observaremos relatos de pessoas, algumas com idade um pouco avançada, o quanto este aprendizado fez diferença e agregou na mudança de seu cotidiano, demonstrando que a conclusão dos estudos pode proporcionar o aumento da auto-estima.

Veremos a diferença que o EJA faz na vida de um cidadão que um dia se sentiram marginalizados na Sociedade, por não fazerem parte do mundo das Letras.

Observaremos como Paulo Freire, tentou introduzir ideias novas tentando tornar o professor mediador do conhecimento trazendo novas e inúmeras possibilidades para nós futuros educadores.

Desta forma através do EJA, poderemos ajudar aqueles que outrora não tiveram oportunidade de serem cidadãos de verdade.

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL

Torna-se indispensável para o educador em sua formação identificar e caracterizar o perfil educando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sua realidade, ambições e necessidades.

Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, como o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-lo, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre linguagem, pensamento e realidade, o analfabetismo as mutila e se constitui um obstáculo à assunção plena da cidadania. (FREIRE; Paulo, 1993, p.8).

As características do aluno atendido pela da Educação de Jovens e Adultos são bastante específicas e de âmbito sócio, econômico e social. As principais são:

- A saída da escola para a extrema necessidade de trabalhar;

- A dificuldade de acesso devido à distância entre o local de residência e a escola;

- A reprovação como meio de exclusão e punição;

- Responsabilidades Familiares como Gravidez, cuidar dos filhos e parente doente.

 - Experiências anteriores negativas como falta de interação com professores e falta de identificação com colegas, que muitos casos resultam em Bulling.

Considerar a escola um local chato e desinteressante é o principal motivo entre a maioria desses alunos que se evadiram da escola. Poréma motivação principal dos jovens e adultos ao retomarem os estudos está na procura de melhores condições de vida, e necessidade de comprovante de escolaridade por exigência do mercado de Trabalho.

Nos últimos 25 anos a EJA passou por muitas mudanças e teve muitas conquistas, mas ainda está em segundo plano na agenda dos governantes e da sociedade. Hoje temos uma população de analfabetos estimados em 14,1 milhões e de analfabetos funcionais (que são incapazes de interpretar textos complexos e até mesmo os mais simples) em 38 milhões.

O grande desafio da Educação de Jovens e Adultos é inserir novamente essa população que não teve oportunidade para terminar seus estudos em tempo regular, ao mundo da cidadania e do trabalho de forma digna e que seus direitos sejam alcançados plenamente.


OBJETIVOS DE TRABALHO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Para se obter êxito em qualquer trabalho pedagógico e essencial que se conheça seus objetivos, e com o EJA, não seria diferente, tendo como base as Leis de Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, o Educador pode compreender as dimensões deste trabalho que deve ser muito bem identificado e direcionado para que atinja seus pressupostos dentro de um contexto de educar para plena cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com