TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao e Diversidade

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Edilene Prata da Costa Zanina : RA 5724164019

Elaine Cristina de Siqueira : RA 5568146397

Juliana dos Santos Silva : RA 5560126245

Rosangela Araújo de Aguiar : RA5309945067

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

BRASÍLIA/DF

2015


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Edilene Prata da Costa Zanina : RA 5724164019

Elaine Cristina de Siqueira : RA 5568146397

Juliana dos Santos Silva : RA 5560126245

Rosangela Araújo de Aguiar : RA 5309945067

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância:  Michelle Pinho de Souza.

BRASÍLIA/DF[pic 2]

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

1. ETAPA 1............................................................................................................

5

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

7

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

9

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

10   10

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

  11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

  12

[pic 3]


                                      INTRODUÇÃO

           É impraticável atualmente pensar em educação, em vivencias pedagógicas que não estejam unidas as questões culturais da sociedade. Porém os estudos marcam para uma educação unificada, homogeneizada e monocultura presentes na chamada cultura escolar, indicando o momento atual de crise nas escolas por não se fazer lembrar a influência que as diversas culturas promovem nos educandos.

           A sociedade encontra-se num método de constantes mudanças, devido às modificações ocorridas nos últimos anos, estimuladas principalmente pelo avanço das tecnologias e da transformação nas relações de trabalho, entre outras. Essas alterações que ocorrem que no mundo influenciam diretamente o modo de vida da sociedade, seus costumes e rotina e, consequentemente, o ambiente escolar. O grande volume de informação adquiridos pelas crianças através dos novos meios de comunicação e informação tem influenciado na formação de sua personalidade, na construção de uma nova visão de mundo e na definição de suas identidades sociais.

          Este trabalho tem como finalidade, elaborar e analisar textos de convergência entre as determinações legais e as práticas estabelecidas comumente nas escolas, é um desafio Profissional com métodos de ensino-aprendizagem. Neste desafio será apresentado os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito as diversidades e ao multiculturalismo e um levantamento dos principais pontos presentes na lei LDB 9394/96, PCN, nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-racionais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

 ETAPA .1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Segundo a LDB (incluindo pela Lei nº 12.796, de 2013) a consideração com a diversidade étnico-racial e o pluralismo de ideias deve ser adicionado à prática pedagógica das instituições educacionais, com base em pesquisas e divulgações das diferentes culturas e etnias, da história da formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No volume 08.2 (Temas Transversais) o PCN trata em alguns parágrafos sobre o respeito às diversidades e ao multiculturalismo, o PCN traz um acréscimo á pratica pedagógica estabelecendo critérios relacionados à ética e cidadania, propondo desenvolver um trabalho educativo que possibilite uma participação social dos alunos, no exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação

das Relações Étnico Raciais

e para o Ensino de

História e Cultura Afra Brasileira

e Africana

 De acordo com a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, o estudo da História da África e dos Africanos e a contribuição da cultura negra na formação do povo brasileiro tornam-se obrigatórios no currículo escolar. Essa lei passou a valer para todos os níveis da educação básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, estabelecendo princípios e fundamentos para ação pedagógica, este documento traz direções voltadas ao reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, trabalhando a educação de cidadãos atuantes e conscientes na sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil.

Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, volume 1.

          O referencial para educação    infantil deixa claro que a criança em sua formação educacional, tem o direito ao acesso a variados elementos culturais, que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. A partir de aprendizagens realizadas em situações de interação, sua capacidade de expressão a comunicação, participação social e ao pensamento ético se expande possibilitando a formação de um cidadão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (759.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com