TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O objetivo do trabalho foi baseado em pesquisas de campo sobre a importância da literatura no desenvolvimento infantil. Buscando aprofundar os conhecimentos sobre a importância da literatura na aprendizagem e no emocional da criança. Utilizando como método a observação.

Concluiu-se com a prática da pesquisa e segundo alguns autores citados ao longo do trabalho, que os professores consideram que a literatura infantil contribui na facilitação da aprendizagem escolar além de ser uma forma de trabalhar com crianças a realidade através do simbolismo, onde a criança se identifica com as histórias por sentir a própria personificação de seus problemas infantis nos personagens. A criança inconscientemente supera seus medos expressando seus conflitos emocionais mais facilmente.

 Além disso, sabe-se que toda criança precisa ser estimulada, e é, nesse contexto, que se torna relevante para o desenvolvimento global da criança um ambiente o menos restritivo possível, onde haja uma série de estímulos que facilitem a apropriação do conhecimento.

Além do mais o livro infantil, sendo adequadamente escolhido, favorecerá a aprendizagem, a organização do pensamento e estimulará o imaginário e a fantasia que fazem parte do universo da criança, assim como de qualquer ser humano, como pode ser visto no relato feito para a realização do seguinte trabalho, visando observar livros infantis, na intenção de explora-lo, a fim de entender seu contexto, ilustrações, informações e conteúdos possíveis de serem trabalhado com as crianças, na fase mais importante de todas, que se encontra na educação infantil.

Desenvolvimento

Iniciando o trabalho com uma breve exploração sobre um livro que contempla a faixa etária da educação infantil, história essa contata na turma da pré escola, com crianças de 4 anos de idade, para melhor entender a importância da literatura para o desenvolvimento infantil.

O livro escolhido contempla um amplo leque de informações, para os alunos e professores, afinal através da história escolhida é possível trabalhar com diversos conteúdos.

“Animais da floresta”, coletânea Ciranda Culturas, é uma história feita para educação infantil, com o objetivo de contar um pouco sobre a vida de alguns animais, sua alimentação, partes do corpo e tamanhos, mas além disso, é possível através desse livro falar também com as crianças sobre os números e cores. Sendo um livro bem ilustrado, atraente, divertido e com todas as informações a respeito da edição, autor, etc.

Acredita-se que, a partir do entusiasmo que a criança alimenta pela literatura, surgirá o seu interesse para aprender, o qual passará a possuir significado para ela, desenvolvendo suas potencialidades para criar e expor suas ideias.

A escola é de suma importância para a literatura infantil, porque é o agente para a formação cultural do indivíduo. Ela é o espaço onde deverão ser lançados desafios que abrirão caminhos na mente humana rumo à aprendizagem e a imaginação. O estudo literário transmitido na escola é, de maneira geral, o mais completo no estímulo do exercício da mente, na percepção do real, na consciência do mundo, no próprio estudo e conhecimento.

O professor que trabalha com literatura infantil deve ter em mente o seu papel de estimulador, orientador e mediador entre o aluno e a literatura que serve o meio para o conhecimento e o mundo da cultura, que caracteriza a sociedade em que vive. O educador deve estar consciente de que a criança é um aprendiz e busca, na sua interação com o mundo, internalizar sua cultura, ora por repetição da tradição familiar, ora pelos valores e ideais impostos pela sociedade.

Para que a literatura infantil consiga de fato trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem do aluno, é necessário, entre outros fatores, que o professor saiba escolher o livro, respondendo às necessidades e interesses da criança, de acordo com a etapa do desenvolvimento em que se encontra, sempre visando a exploração da história num total, não contar o livro somente por contar, mas sim mostrar interesse ao expor o livro.

Geralmente, quando as crianças ouvem uma história e gostam dela ficam à vontade de ouvi-la novamente e, dependendo das circunstâncias, esse prazer pode ser renovado. Repetir a mesma história em alguns dias permite às crianças apreciarem melhor o seu enredo e vivenciarem mais intensamente a história.

Observa-se que a literatura infantil é bem mais do que mero entretenimento ou diversão. Ela está intimamente ligada aos valores sociais e culturais da época.

O valor literário será dado pela harmonia entre a consciência de mundo, transmitida pela obra, e a natureza do discurso literário, isto é, a linguagem que dá vida e criatividade ao texto. O valor de uso estará nos valores por ela evocados e manifestos que permite a identificação da criança e o fornecimento de dados necessários ao conhecimento de sua vida pessoal.

Além do que já foi visto a criança, através da literatura infantil, pode expressar seus sentimentos e angústias se identificando com os personagens das histórias, como também organizar suas vivências nos mais diferentes níveis. É um momento no qual a criança se permite ser ela mesma, isto é importante, pois o educador dando oportunidade para a criança se expressar e ser ela mesma, é possível observar fatos de sua vida real, que muitas vezes a aflige.

Também como os livros infantis carregam consigo um vasto leque de conhecimentos e informações, é possível através de uma história explorar varias áreas do conhecimento, como no livro que foi escolhido para a realização do trabalho, pois o aluno aumenta seu repertório de conhecimento sobre o mundo, além de desenvolver o gosto pela leitura e, consequentemente, da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com