TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Torna se comum escutar de professores à lamentação da falta de interesse dos alunos de hoje. Fazem a seguinte comparação: na minha época os alunos eram participativos, dava mais valor à educação.  Essa frase de certa forma está correta uma vez que nos deparamos com a falta de interesse e concentração dos alunos. E surge uma questão como educadores: o que fazer para modificar esta realidade? Sabe se que hoje o que está prendendo a atenção dos alunos é as novas modernidades, ou seja, as tecnologias como aparelho de celular entre tantas outras. O que fazer: aliar se a elas. O educador do século 21 faz uso de alguns métodos tradicionais, mas também alia a sua prática educacional as novas práticas pedagógicas. Não tem mais como excluir este fato. Trabalhar em sala de aula sem utilizar os componentes tecnológicos, e não desejar prender a atenção dos alunos. E como foi dito anteriormente os alunos de hoje estão cada vez mais alienado em um mundo supérfluo, fugindo de questões relativamente importantes para a formação de cada um. Mas como foram mencionadas anteriormente, todas estas questões podem sim ser resolvidas. Precisa se o mundo atual de jovens pensantes e atuantes e o professor em sua prática podem trabalhar e estimular este comportamento. Além de aliar as práticas pedagógicas pode também programar em suas aulas discussões e debates a respeito de temas que os alunos gostem e que sejam importantes. Quando mencionado sobre também fazer uso de práticas tradicionais, contextualizar questões e valorizar a relação, professor e aluno. A nova prática pedagógica também valoriza a relação aluno professor, que deve estar em constante mudança. Acabou-se a idéia de que o professor é o detentor do saber. O professor hoje está na posição de mediador. Todas estas práticas, aliadas a tecnologia, tornam o aluno detentor de inúmeros conhecimentos, críticos e questionadores, e desta forma o trabalho do professor em sala de aula foi bastante válido.

  1. Percebemos por meio da mídia, ou por presenciar o quanto que o meio ambiente anda se desestabilizando, perdendo seu equilíbrio, sua sustentabilidade. Está complicado viver em um mundo que está com o meio ambiente desestabilizado e prejudicado. A poluição está interferindo cada vez mais em nossa camada de Ozônio e causando grandes estragos em nossa atmosfera. Há quem diga que dependerá desta geração o futuro e a salvação do planeta. A salvação só será possível se os jovens se conscientizar e lutar para salvar os estragos do planeta apesar de que já nasceram em um planeta que foi prejudicado pelos mais velhos. Quando se menciona incluir como interdisciplinaridade a educação ambiental ela tem como objetivo resgatar algo que está sendo perdido. É alarmante a situação de nossas cidades no que concerne a preservação ambiental. O trabalho com os alunos deve ter prioridade em criar uma consciência pra que tornem pessoas ativas e disposta a proteger o meio em que vive. Mas toda essa conscientização deve ser iniciada em sala de aula e com muitas discussões, debates e trabalhos de campo poderão ajudar e todo esse processo será válido, pois é um trabalho de longa duração, mas com resultados satisfatórios.

3)

a) O professor deve levar a realidade para a sala de aula. Não adianta ficar preso em conteúdo de livros didáticos. Deve aproximar seu aluno das práticas sociais. E sabe se que um dos conteúdos de maior debate nos últimos tempos e sobre a situação da água no Brasil. Apesar da grande repercussão, pouco é o conhecimento dos alunos. Muitos ignoram ou não sabem dos problemas hídricos de sua região. Muitos ignoram o que deveriam saber e estas práticas desenvolvidas pelo professor cria uma rede de consciência e saber entre os alunos onde terá o conhecimento de que nem toda água é boa para beber, que nem toda água pode ser limpa e própria para o uso humano, e que existem pessoas que não tem água potável em suas casas. Esses momentos de discussão criam consciência e saber nos alunos, pois os aproxima de algumas realidades pouco conhecida pelos alunos.

b) Quando se trabalha o tema “poluição hídrica” é impossível trabalhar de forma isolada. É um tema que tem inúmeras possibilidades de trabalhos e de compatibilidade com outras disciplinas. Este tema ramifica-se para as disciplinas de Português, ciências, Geografia, História. Existe como explorar outras possibilidades e transversalidade.

  • Português: poderá criar cartazes em prol da preservação dos recursos hídricos.
  • Geografia: Distribuição das águas no território brasileiro. Estados brasileiros que sofrem com a falta d’água. Estudo de rios e mananciais.
  • História: Guerras ocasionadas pela falta d’água.
  • Ciências: Doenças causadas por águas contaminadas.

4)

Resposta: Todas as alternativas estão corretas.

As afirmativas I e II possui o mesmo significado e deverá ser feito a mesma interpretação. É preciso destacar que o sistema de numeração decimal, é de base dez e desta forma deve ter base organizada de dez em dez. As crianças, ao realizarem uma operação de multiplicação de unidade pela dezena deve compreender que o resultado da multiplicação sempre terá como resposta um numeral representando as dezenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com