TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE FOLCLORE

        Professora: Carla                     curso: Pedagogia                     Período B

       Acadêmicos: Suelem, Michele, Renata, Janaína, Helena, Claudia e Gabriel.

 

  1. Como caracteriza-se o fandango paranaense?

É considerado como manifestação paranaense. Diferente dos outros estados possui características próprias. As batidas, os instrumentos e as formas de tocar são diferentes, o sarandeio das prendas, o bater das palmas, as roupas, o pateio feito com botas de couro, lembram as danças românticas da Espanha e Portugal.

  1. Fale sobre os instrumentos musicais usados para a execução do fandango. E o acessório fundamental para o fandango?

Viola – é fabricada nas ilhas paranaenses. É confeccionada de caxeta, madeira que era abundante no litoral paranaense, leve, fácil de trabalhar e que não “pega bicho”. No Paraná , ela possui onze cordas, ou seja, cinco cordas duplas, mais meia corda denominada turina. Não há método para afinação.

Adufo – É uma espécie de pandeiro. O aro é feito de caxeta, e as baterias são feitas com tampinhas de garrafa. O couro de cotia é utilizado para cobri-lo. Na falta, pode ser usado couro de mangueiro.

Rabeca – Feita de caxeta, imbuia, cedro ou coroba, tem seu corpo ou boneco esculpido em madeira inteiriça e apenas um tampo sobre ele mesmo. Sobre  o tampo é cravado o cabeçote  do braço que, por ser totalmente trabalhado, transforma o instrumento em objeto de arte.  

O acessório fundamental para o fandango são os tamancos que são feitos de madeira e tira de borracha.

  1. Qual é a relação do fandango com o barreado?

É o principal alimento dos fandangueiros, de fácil preparo e relativamente barato. Ele fornece muita energia para os fandangueiros aguentarem as várias horas de dança. Pode ser requentado várias vezes em muitos dias, sem se deteriorar.

  1. Comente sobre as marcas do fandango.

Para cada marca há um sapateado diferente. Existem marcas bailadas ou valsadas, dançadas seguindo o ritmo como qualquer dança de salão.

 Das marcas de fandango as seguintes são as mais executadas são:

Queromana – coletivo (rapa-grande) e o bailado. Mão direita do homem com a mão direita da mulher e esquerda com esquerda. Bailam duas vezes para lá e para cá e trocam de par até bailar com todos da roda.

Sapo – mão esquerda do homem na mão esquerda da mulher. Mão direita do homem na cintura da mulher (ou quadril). Bailam duas vezes para a esquerda e duas vezes para a direita. O cantador imita o coaxar do sapo, e o “8” é feito com pulinhos, imitando um sapo.

Batida rufada, volta-folgadeira – as damas vão fazendo o “8” com todos os homens da roda, que quase parados, apenas as rodeiam enquanto elas descrevem o “8” em suas voltas até chegar aos seus pares. Em seguida é a vez deles fazerem o mesmo no sentido inverso. Mais uma vez as mulheres. Após dançar com todos, voltam aos seus pares. É por isso o nome de volta-folgadeira ou se eles dançarem primeiro, volta – senhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com