TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  30/7/2015  •  Monografia  •  9.842 Palavras (40 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é a análise da educação de adultos e jovens que se encontram privados de sua liberdade, ou seja, encontram-se presos.

O aprendizado humano materializa-se nas relações que os homens estabelecem entre si e com o mundo, com sua realidade. “O homem, enquanto ser-em-situação, descobre a vida na experiência com o mundo e os outros homens. As relações dos homens, e deles com o mundo, é que definem os sentidos da realidade” (RUSCHE, 1997: 27).

Esta assertiva estende-se para o interior das prisões. A sobrevivência física, moral e intelectual dos indivíduos punidos requer um processo de socialização àquela realidade, o que significa ser o cárcere cabal nos processos educativos.

A prisão caracteriza-se por ser um sistema social próprio, com papéis que implicam em posições, privilégios, poderes e status. Ser e existir neste sistema requer um irrefreável processo de “socialização no mundo do crime” (RAMALHO, 1979). A orientação institucional das atividades identificadas com a reabilitação dos indivíduos punidos encerram-se nesta lógica de adaptação ao cárcere.

Nesta situação concreta da existência dos sujeitos apenados, mediados por ela, nas relações estabelecidas com seus pares e custodiadores, desprende-se, indubitavelmente, todo um processo educativo.

A educação de adultos e jovens presos, contudo, refere-se ao processo formal de educação presente no interior das instituições penitenciárias.

A organização social e institucional do sistema penitenciário, bem como os programas da operação carcerária para a reabilitação dos indivíduos punidos: vislumbrar, adequadamente, as possibilidades da educação formal nas prisões, apontando suas contradições, quando se tem em vista “uma educação que não descuide da vocação ontológica do homem, a de ser sujeito” (FREIRE, 1979: 66).

As ações da instituição penitenciária são organizadas de forma a desencadear a socialização dos indivíduos punidos neste sistema social. São processos que primam, fundamentalmente, por adaptar os sujeitos ao cárcere.

O processo de ajustamento, de adaptação dos indivíduos a qualquer sistema social; a intenção de subjugar e de negar a vocação ontológica do homem de ser sujeito, de ser criativo e de ser mais, visto ser inacabado, inconcluso, jamais pode ser pleno e integral. Inapelavelmente, estes processos encerram em si uma série de contradições.

No interior das prisões as contradições do processo de ajustamento materializam-se nas possibilidades concretas dos indivíduos punidos preservarem-se enquanto sujeitos; na resistência a subjugarem-se plenamente aos valores da instituição e do sistema social que lhe é inerente. “A resistência prisioneira ao controle carcerário (...) é muito mais forte e presente que seu raro registro na literatura faz supor (...). As pessoas presas conseguem manter a identidade, os valores de origem e grupais, a perspectiva de vida e de liberdade, a despeito das longas condenações e de todos os fortes e rigorosos meios de controle e sujeição utilizados pela instituição penitenciária” (ROCHA, 1994: 3).

A educação formal não permanece, em absoluto, neutra nesse processo pleno de contradições de subjugação – resistência. “A característica fundamental da pedagogia do educador em presídios é a contradição, é saber lidar com conflitos, saber trabalhar as contradições à exaustão” (GADOTTI, 1993: 143).

Por um lado, as rígidas normas e procedimentos oriundas da necessidade de segurança, ordem interna e disciplina das unidades que prescrevem as atividades escolares, a vigilância constante ou até mesmo a ingenuidade dos educadores, podem contribuir para que a escola seja mais um dos instrumentos de dominação, subjugando os indivíduos punidos ao “sistema social da prisão” (SYKES, 1999) ao “mundo do crime” (RAMALHO, 1979). Por outro lado, a escola pode apresentar-se como um espaço que se paute por afirmar a vocação ontológica do homem, a de ser sujeito, que pressupõe o desenvolvimento de uma série de potencialidades humanas, tais como: a autonomia, a crítica, a criatividade, a reflexão, a sensibilidade, a participação, o diálogo,  o estabelecimento de vínculos afetivos, a troca de experiências, a pesquisa, o respeito e a tolerância, absolutamente compatíveis com a educação escolar, especificamente a destinada aos jovens e adultos.

FUNAP - TRABALHO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURÍDICA PARA O PRESO

Antes de tudo necessário se faz compreender o que venha a ser a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso)

Esta tem como objetivo planejar, desenvolver e avaliar programas sociais nas áreas de educação, trabalho e assistência jurídica para presos das unidades prisionais do Estado de São Paulo, além dos egressos (ex-presidiários) e familiares.

É uma fundação do governo do Estado vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), administrada pelo secretário Nagashi Furukawa. O presidente da Funap é Iberê Baena Duarte.

A missão da Funap é contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais.

A Funap mantém 380 salas de aula nos presídios paulistas, com programa escolar desenvolvido especialmente para a população presa, da alfabetização ao ensino médio. As aulas são ministradas e acompanhadas por cerca de 300 monitores, entre eles 175 monitores-presos.

Através de parcerias, a Funap também promove cursos profissionalizantes, respeitando as necessidades e as diferentes vocações regionais dos locais onde estão instalados os presídios. São cursos de marcenaria, mecânica, costura, entre outros, que auxiliam na reinserção do preso à sociedade.

Na área do trabalho, a Funap oferece um programa de alocação de mão – de – obra carcerária que traz benefícios sociais e financeiros tanto para o contratante, que é isento de encargos sociais e cumpre seu papel na área da responsabilidade social, quanto para o preso, que é capacitado em uma nova profissão, gerando renda para ele e para a sua família, além de ter a remição de um dia de pena a cada três dias trabalhado.

A Funap também administra 17 oficinas de trabalho em 14 penitenciárias, nas quais os presos são capacitados profissionalmente para produzir e reformar móveis escolares, produzir móveis administrativos e produtos de confecção. Essas oficinas empregam, atualmente, cerca de 800 presos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.7 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com