TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO VITÓRIA/ES

ALINE LUCIA PIVETTA DO NASCIMENTO RA397405

DAIANA OLIVEIRA SANTOS LEITE RA 391285

GILLIANE SANTOS GRIJO PEREIRA RA 392125

RENATA BAGATELLI RA 395964

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

VITÓRIA - ES

2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO VITÓRIA/ES

ALINE LUCIA PIVETTA DO NASCIMENTO RA397405

DAIANA OLIVEIRA SANTOS LEITE RA 391285

GILLIANE SANTOS GRIJO PEREIRA RA 392125

RENATA BAGATELLI RA 395964

PROJETOS TRANSDISCIPLINAR: O QUE É? E SUAS FINALIDADES.

Trabalho apresentada à disciplina Projeto Multidisciplinar 1 da Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito para avaliação. Professora tutora Elenice Lisboa Gomes Da Silva.

VITÓRIA - ES

2013

PROJETO – ETAPAS E FINALIDADES

Trabalhar com projeto é definir um objetivo a ser alcançado, e assim construir o ato de aprender e ensinar, com a verdadeira interação entre o educador e o educando. O ensino através de um projeto enfatiza o aspecto global de um determinado problema ou uma situação com a atenção principal para a resolução.

        Cabe ao educador levantar quais situações problemáticas aparecem em seu grupo, para introduzir um projeto que propicie novas informações e descobertas, com isso os educandos realizarão suas próprias análises da realidade e buscarão possíveis soluções.

        Fernando Hernandez defende o conceito de que o educando aprende participando, adotando atitudes diante das situações, averiguando, estabelecendo novas considerações e informações e escolhendo soluções adequadas para a resolução dos problemas.

        Um projeto deve ser elaborado para transformar uma ideia em realidade, assim desenvolver este projeto é definir uma proposta de trabalho e traçar metas de ações em relação a um objetivo que desejamos alcançar. É importante registrar e discutir cada etapa do projeto, deste modo o mesmo vai se formando, facilitando a redação final.

        O planejamento permitirá que as ações sejam definidas, desenvolvendo-se de forma organizada. Para que isso ocorra, é necessário o cumprimento das seguintes etapas:

  1. Definição do tema e título do projeto:

      A primeira providência da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Neste caso, a participação dos alunos é essencial, pois eles sabem melhor do que ninguém quais os temas são mais interessantes de aprender. Como o projeto deve ser multidisciplinar, o tema deve ser trabalhado nas diferentes disciplinas.

        A equipe deve escolher um título para o projeto bem criativo, que chame a atenção dos educandos, despertando a curiosidade e interesse.

Deve ser definida a equipe responsável pela elaboração do projeto, com a lista dos envolvidos e suas determinadas funções.

  1. Definição dos objetivos gerais:

        Os objetivos gerais são aqueles que visam solucionar ao máximo os problemas encontrados no grupo. Neste caso, é importante responder algumas questões:

  1.  O que a escola pretende alcançar com o projeto?
  2.  O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
  3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
  4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?

  1. Definição dos objetivos específicos:

        Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que devem vão ser alcançados por meio de atividades específicas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a serem buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados.

        Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

  1. Definir a relação entre o projeto e a proposta pedagógica da escola:

        Ao elaborar o projeto, deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.

  1. Justificativa do projeto:

                   A justificativa do projeto é importante para saber se o tema escolhido está de acordo às necessidades da escola, a importância de se fazer o projeto, fazer uma reflexão sobre os motivos que levaram á esta escolha, quem irá se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando vários segmentos e nunca afastando a atenção nos educandos, razão de ser da escola.

  1. Desenvolver a metodologia:

Para desenvolver a metodologia, deve ser dada uma atenção especial na execução do projeto. A metodologia deve ser:

  • Colaborativa - envolvendo sempre as equipes.
  • Integrativa - envolvendo professores, alunos, funcionários.
  • Multidisciplinar – envolvendo pessoas com formação e atividade profissional de diferentes segmentos.
  • Abrangente – quanto á faixa etária dos participantes.

  1. Definir as atividades:

O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto. É preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto.

  1. Acompanhamento e avaliação do educando:

O acompanhamento do projeto deve ser feito á partir do registro dos efeitos do projeto, tais como reuniões, relatórios ou outros meios. Indicadores devem ser relacionados para servirem de sinais que mostrem o que está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (195.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com