TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  2.002 Visualizações

Página 1 de 3

ARLENE TAVARES BARBOSA RGM:05310009 POLO:BANDEIRANTES

ATIVIDADES DA AULA 03 E 04 – PSIC.APRENDIZAGEM

QUESTÃO 01 – Drouet (1995) cita as causas das dificuldades de aprendizagem, entre elas:

  1. Causas sócio econômicas: são representadas pelas perturbações do estado físico da criança permanentes ou provisórias;
  2. Causas educacionais: são todos os distúrbios que atingem os órgãos

dos sentidos, responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio exterior.

  1.  Causas sociais: perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos.
  2. Causas emocionais: distúrbios psicológicos ligados às emoções, aos sentimentos e a personalidade.

Estão corretas somente as alternativas:

  1. I e II
  2. I, II e III
  3. III
  4. III e IV
  5. Somente a IV (X)

QUESTÃO 02 - Além das concepções teóricas do desenvolvimento humano, temos algumas abordagens teóricas da educação, que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, são elas: abordagem Tradicional, a abordagem Comportamental, a abordagem Humanista, a abordagem Cognitivista e a abordagem sócio-cultural.

  1. Na abordagem tradicional o homem é visto como “tábula rasa”, ele é inserido num mundo que irá conhecer, sendo passivo nesse processo de conhecimento. Assim, o ensino nesta abordagem é centrado no professor, sendo este o detentor do saber [grifo da autora].
  2. Na abordagem tradicional o conhecimento é visto com um caráter cumulativo, adquirido por meio de transmissão de conhecimentos. Sendo a educação então, entendida como instrução transmitida pela escola.
  3. Na abordagem humanista a escola, nesta abordagem, é o lugar onde se realiza a educação, que se restringe ao processo de transmissão de informações. O relacionamento entre professor/aluno é consequentemente o ensino, se dá de forma vertical.
  4. Segundo Milhollan e Forisha (1978) apud Moreira (1993), a teoria comportamental considera o homem um organismo passivo, seu comportamento é direcionado por estímulos externos.

Estão corretas somente as afirmativas:

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. I
  2. II e III
  3. I, II e IV(X)
  4. III
  5. Todas estão corretas

QUESTÃO 03 –  Em relação a atuação do professor nas várias abordagens de ensino:

  1. Na abordagem Tradicional , o papel do professor está ligado à transmissão de conteúdo, e ao aluno cabe a repetição dos dados que o professor forneceu, sendo, muitas vezes, dependente emocional e intelectualmente deste.
  2. Na abordagem Humanista, a classe é tomada como se fosse um auditório e as aulas são quase sempre expositivas. O conteúdo já esta pronto pelo professor e o aluno se limita a escutá-lo. Após a exposição do professor, são passados exercícios de repetição e recapitulação. O conteúdo é considerado pronto quando o aluno é capaz de reproduzi-lo
  3. Na abordagem Comportamental, segundo Mizukami (1986), a relação professor aluno, cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino, ou seja, todo o controle da educação através das contingências de reforço, de modo a aumentar a probabilidade de respostas dos alunos.
  4. Na abordagem interacionista, a metodologia de ensino utilizada deve ter como estratégia as especificações dos objetivos, o envolvimento do aluno, o controle de contingências, o feedback aos alunos, sendo que a apresentação do conteúdo deve ser em pequenos passos. Além de uma instrução individualizada que visa o desempenho e desenvolvimento de cada um, e que possibilita, que um maior número de alunos atinja os objetivos esperados.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. I
  2. I e III(X)
  3. II e IV
  4. III
  5. Todas estão corretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com