TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento é um ato de tamanha importância para o desenvolvimento e para a cultura humana. Desde que nascem, as crianças convivem com esse ato, e bem cedo, assim que nascem elas já começam a praticar diversas formas de movimentação. Com o tempo essas práticas tendem a serem aprimoradas, fazendo com que as crianças venham adquirir cada vez mais um controle sobre si, sobre seu próprio corpo e começando de fato a ter relações com o meio social à qual habita.

O movimento é até visto como algo simples, mais ele é mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço, o movimento é uma espécie de linguagem, principalmente para as crianças, é a ferramenta que permite elas agirem sobre seu meio físico, e atuarem sobre o ambiente humano, sem falar que é uma forma de mobilizar as pessoas por meio de seu teor expressivo.

A diversidade de atividades corporais, como andar, correr, saltar, entre outras, são o resultado da relação da criança com o meio que ela vive. São movimentos que são construídos de acordo com os interesses e possibilidades corporais humanas encontradas nas diferentes culturas e em diversas épocas das história.

Através desses movimentos, que resultam numa cultura corporal, surgem várias manifestações, que dão inicio as diferentes formas de expressões corporais. Surgem as brincadeiras, gestos, jogos, práticas esportivas, entre outros, que faz uso de diferentes gestos expressos, que a partir disso se ligam a sua determinada cultura, ao seu determinado meio social, onde se dá inicio as dificuldades de relacionamento entre crianças de “mundo diferentes”, por tanto, o movimento pode até ser considerado uma forma de cultura, ligada a determinado povo, que usa o corpo e o movimento como linguagem e como formas de se socializar em seu meio.

Crianças de zero à três anos.

A prática educativa deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam algumas capacidades relacionadas à sua idade. A criança deve familiarizar-se com o seu próprio corpo, explorar o seu potencial de criar gestos e ritmos corporais para se expressar no meio social.

A criança deve deslocar-se com habilidade no espaço ao andar, correr, etc; desenvolvendo boas capacidades motoras, deve explorar e utilizar os movimentos de compreensão, encaixe, entre outros, para o uso de que objetos diversos. Enfim, de zero a três anos as crianças já devem ter uma movimentação corporal bem centrada e qualificada.

Crianças de quatro a seis anos.

A partir da idade de quatro à seis anos os objetivos deverão ser ampliados, fazendo com que as crianças sejam capazes de ampliar movimentos sobre si, utilizando diversos gestos e ritmo corporal em suas atividades, explorar diferentes qualidades e dinâmicas de movimento, controlar gradualmente o próprio movimento. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, entre outros.

As crianças de quatro à seis anos tem objetivos mais complexos que os objetivos das crianças de zero a três anos, porém, com as mesmas importâncias relacionadas a sua idade e ao meio à qual convive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com