TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA/UNIBAN DE OSASCO

CURSO DE PEDAGOGIA 1° SEMESTRE.

AVALIAÇÃO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
PROFESSORA:
RENATA



NOME: LETICIA SALDANHA CRUZ
RA: 4260868448







                                                     

OSASCO, 2012.

1) Aponte as vantagens e desvantagens de se implantar as aulas de Ensino Religioso nas Escolas públicas brasileiras.

Resposta: Ao implantar a disciplina de religião no currículo escolar, acredita-se que seria voltada a religião predominante no país, ou seja, a religião católica, pois mostrar a religiosidade através da visão de apenas uma religião seria incorreto, consequentemente geraria um conflito, pois nem todas as pessoas creem nesta religião, e que com toda a certeza seus responsáveis, ou até mesmo os alunos mais jovens opinariam pelos ensinamentos da sua religião frequentada. Uma das questões a serem definidas seria de que forma se aplicaria este ensino já que há uma infinidade de correntes religiosas. Caso contrário haveria vantagens se ao invés de transmitir apenas o conhecimento sobre tal religião, houvesse a elas uma forma de ensinar, analisar, a história de cada religião existente, dando voz a todas elas.

2) Que disciplina você acha que deveriam compor o currículo das escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental I ? Faça uma lista das disciplinas a que você julgue essenciais na educação de crianças e jovens.

Resposta: Acredito que uma das disciplinas em que deveriam ser incluídas no currículo escolar são as aulas de musicalização, teatro onde seria voltada para o desenvolvimento rítmico, interpretação em que pudessem mostrar suas ideias, ou até mesmo talentos, uma aula voltada apenas para um momento de distração e desenvolvimento com desenhos, grafites, danças onde cada um dos jovens e crianças se sinta mais importantes com ideias particulares de cada individuo, aulas de invenções de seus interesses onde poderiam ser expostas como museus e galerias dentro do próprio ambiente escolar. Creio que todas as disciplinas tem sua importância na formação de um individuo, mas a que julgo essencial para a formação é a Língua Portuguesa, o primeiro passo; onde envolve o saber do ler e escrever. Inicio para uma boa comunicação, leitura e interpretação; Sendo assim, dará continuidade na fácil compreensão das demais disciplinas.

3) Como um professor deve lidar com questões que envolvam temas polêmicos na sala de aula, como homossexualidade, rivalidade entre meninos e meninas e relações étnico-raciais ? Qual a postura que o educador deve ter para, de fato, auxiliar na formação da identidade de pessoas que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, humana, fraternal e igualitária?

Resposta: O professor deve estar apto para enfrentar certas questões com seus alunos, deve auxilia-los sobre quão grande é a diversidade, evitando o preconceito desde já com alguns temas abordados como homossexualidade, sexo, relações étnico-raciais, culturais e afins. A postura do educador é o papel principal. Pode-se usar na formação dos alunos um único objetivo saber respeitar, pois independente de aceitar certas situações o respeito deve estar acima de tudo, Sendo assim acredito que teremos uma sociedade, justa, humana, fraternal e igualitária. O professor pode usar certos temas de variados  modos, como debates onde cada um pode ouvir opiniões diferentes e também falar sobre suas opiniões. Assim esclarecendo o modo de pensar de cada um, contando histórias, analisando imagens, realizando brincadeiras, jogo de conversas dentre outros. Mas tendo sempre em mente que se deve respeitar o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com