TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Escolar no Brasil

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – AÇÃO DOS JESUITAS COMO FONTE DOMOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA

Para compreendermos a origem da educação escolar no Brasil é necessário voltar um pouco no tempo e recapitular alguns fatos históricos que determinaram a evolução da educação escolar em nosso país.

Tudo começou quando Cabral descobriu o Brasil, entre os séculos XV e XVI época da ampliação dos negócios da burguesia Europeia, período denominado historicamente de Renascimento.

Época marcada também pela característica humanista, onde a imagem do ser humano e da cultura prevalece diante a autoritária crença voltada à espiritualidade predominante na Idade Média.

O humanismo vem para superar e recusar os valores medievais, passando a valorizar o espírito do individuo culto, gentil ( ARANHA,2006,pág.124). Enquanto na Idade Média as pessoas estavam voltadas e tementes aos “Céus”, no renascimento desvia-se o olhar para a “Terra”, isto é, ocupam-se mais com as questões voltadas ao cotidiano científico.

Sobe este novo olhar, em busca de novos conhecimentos, grandes descobertas, expedições grandiosas foram realizadas a fim de ampliar os negócios da sociedade burguesa. A renascença inovadora manifeste-se também na religião, com a crítica ao autoritarismo da igreja.

Através dos interesses políticos econômicos rompe-se com as leis da igreja um movimento representado por Lutero. Segunda Aranha (2006), igreja católica diante à crise, desencadeia forte reação conhecida como contra-reforma, em busca do poder perdido.

Para reerguer-se a igreja investiu na formação de padres e reforçou o poder da Inquisição. Mudanças acontecem principalmente no que diz respeito à Educação, com a ascensão da burguesia, tornou - se importante frequentar as escolas visto que os nobres tinham educação escolar própria.

O surgimento de colégios foi um fenômeno do século XVI e XVII demarcando uma nova imagem de infância, tomou-se o cuidado em separar as salas em níveis, por faixa etária, diferente do que vinha ocorrendo desde a Idade média onde adultos e crianças frequentavam a mesma sala de aula.

A meta da escola era a educação moral através de severos castigos e punições.

Com a expansão marítima e o processo de colonização dos países Europeus criou-se a escola Jesuíta. A fim de transportar os princípios da religião católica aos países e continentes colonizados.

No Brasil o ensino jesuítico manteve a escola conservadora, alheia à revolução intelectual, representada pelo racionalismo cartesiano e renascentista Científico.

 ( Aranha,2006,pág.164).

        De certa forma trouxeram também os princípios pedagógicos postulados no modelo europeu de se educar, pois a maneira de se educar dos Indígenas era completamente oposta ao modelo europeu e ao que vem perpassando ao longo dos tempos até os dias de atuais.

        Segue abaixo um pequeno trecho de uma entrevista realizada com o indígena Orlando Villas Boas concedida a um programa de TV.  Villas Boas contou um fato observado por ele numa aldeia Xavante que retrata bem a característica educacional entre os índios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com