TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO ESPECIAL

TGD: O movimento mundial de educação para todos, que culminou no Brasil nas políticas públicas de educação inclusiva, também abriu espaços no ensino regular para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento.


As crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam dificuldades em começar e manter uma conversa. Algumas delas evitam o contato visual e não suportam o toque do outro, preferindo manter-se isoladas, mas podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais.


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. As mudanças de humor sem motivo aparente e os acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira distinta e podem focar sua atenção em uma só atividade, como por exemplo, observar determinados objetos.


           Define-se transtornos globais do desenvolvimento o autismo, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e os transtornos invasivos sem outra especificação.

Condutas Típicas: são as síndromes, os quadros psiquiátricos, as disfunções neurológicas e os distúrbios comportamentais. São alunos que apresentam comportamentos inadequados e inconvenientes, causando danos a si mesmos e aos outros, podem ainda apresentar dificuldades de aprendizagem.

Este termo “condutas típicas” foi proposto para se evitar outros rótulos, utilizados anteriormente, que carregavam em seu significado uma carga de julgamento e desqualificação da pessoa a quem eram atribuídos.

Dessa maneira, encontra-se na literatura diferentes definições e diferentes tipos de classificação para estes comportamentos. Há crianças que possuem padrão de comportamentos voltados para si próprias, como: fobias, automutilação, timidez, recusa em verbalizar, recusa em manter contato visual, etc. Há aquelas que apresentam comportamentos voltados para o ambiente exterior: agredir, roubar, faltar com a verdade, gritar, locomover-se o tempo todo, etc. Os comportamentos podem ser mais ou menos severos, dependendo de algumas variáveis como: frequência, intensidade e duração.

Para lidar com uma criança que apresentam Condutas Típicas é necessário calma: procurar se manter calmo e sereno, controlando a ansiedade ao se relacionar com a criança, precisa-se de diálogo não se deixar levar pelas chantagens emocionais, e não ceder a acessos de raiva, esperar passar para iniciar um diálogo é preciso também de confiança, não ser crítico com a criança e demonstrar confiança e amizade, dar apoio e oferecer opções para a resolução do problema que se apresenta.

Não há um consenso quanto às causas das Condutas Típicas, é considerado hoje que se trata de um conjunto de fatores: natureza biológica, psicológica, comportamental, e social.

Os tipos mais comuns de condutas típicas são, distúrbios da atenção, Impulsividade, Hiperatividade, Hiperatividade verbal e física, Alheamento e Agressividade.

Exemplos de condutas típicas

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. Suas características são: sintomas de desatenção, inquietude (agitação) e impulsividade.

Distúrbios de Déficit de Atenção: Quando a pessoa apresenta desatenção a ponto de ser considerado como transtorno, tem a maioria dos seguintes sintomas que ocorrem a maior parte do tempo em suas atividades, deixa frequentemente de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras, tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas, com frequência não termina seus deveres escolares ou profissionais e tarefas domésticas, tem dificuldade na organização de suas atividades,  evita ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental constante (deveres de casa), frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades e apresenta frequente esquecimento em atividades diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com