TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Denise Gonçalves RA: 5560121240

Luciany Sales dos Santos RA: 573318101
Lindalva Veloso da Silva RA: 5572128413
Poliana da Silva Borges RA: 3333571420
Theonília da Cunha Alves RA: 4311802265

EDUCAÇÃO ESPECIAL

TAGUATINGA /DF

2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Denise Gonçalves RA: 5560121240

Luciany Sales dos Santos RA: 5733181012
Lindalva Veloso da Silva RA: 5572128413
Poliana da Silva Borges RA: 3333571420
Theonília da Cunha Alves RA: 4311802265

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e Elizângela Siqueira e a presencial: Adriana Rodrigues.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP / TAGUATINGA / DF

2015


INTRODUÇÃO

Em nosso trabalho iremos encontrar em diferentes pontos a importância da Educação Especial, como as crianças com necessidades especiais são importante em nosso meio. A inclusão é o primeiro passo para construirmos uma sociedade com igualdade, garantindo assim o direito de todos.


ETAPA 1 - ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O que é inclusão? É uma mudança na educação, onde haverá alternativas para conquistas. A inclusão ela pode ser formada por três níveis: Primeiro, presença, estar na escola. Mas para o aluno não é o suficiente apenas ele estar na escola, é muito importante que ele participe. Então o segundo nível é a participação, é necessário que aja possibilidades, alternativas para que o aluno não só marque presença, mas também participe. Mesmo o aluno marcando presença, participando, ainda não estar o suficiente. É preciso que ele adquira conhecimento, aprenda, desenvolva habilidades.

É de extrema importância que na inclusão se identifique as barreiras que impede o aprendizado dos alunos, como por exemplo, a estrutura da escola, a organização, currículo, o modo como ensina e até mesmo às pessoas.

Quais as principais características de uma escola inclusiva? Ter uma visão de que todas as crianças podem aprender juntas; O diretor ter estratégias, se envolvendo assiduamente com a escola; Ter um padrão de excelência, onde os resultados refletem as necessidades dos alunos; Colaboração e cooperação; Os professores têm novos papeis e responsabilidades, onde falam menos e assessoram mais. Trabalhando conjuntamente com os psicólogos  e todo o pessoal da escola, pois eles também fazem parte do aprendizado; A parceria com os pais são igualitária, de extrema importância no aprendizado; Ambientes acessíveis, com tecnologia assistida quando necessária; Ambientes flexíveis de aprendizado; Novas formas de avaliação escolar e um desenvolvimento profissional continuado, onde os professores estão sempre se aperfeiçoando. 

ETAPA 2 - CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O vídeo do menino Diego que precisa fazer uma redação sobre flores e cores, é uma grande lição para toda sociedade, nos ensina a pensar na criança cega de modo existencial. Em pouco tempo conseguimos entrar no mundo da criança cega é perceber que elas também têm suas dificuldades porem tem uma forma linda de ver as coisas.

Vemos no vídeo que o menino Diego tem uma educadora que o acompanha, além da professora da classe. No Brasil estamos longe disso, a educação esta engatinhando nessa direção.

Na música ser diferente é normal de Gilberto Gil e Preta Gil, nos mostra que todos nós somos diferente cada um com seu jeito. Pesquisando um pouco a mais sobre a música descobrimos que o Instituto Meta Social fez uma campanha pela inclusão social, tendo como objetivo combater o preconceito e mostrar à sociedade que todos possuem o mesmo valor e merecem ser tratados com respeito e dignidade.

Música Ciranda da Bailarina de Adriana Calconhoto, é uma letra simples e alegre fácil de interpretar mostra que todos nós temos defeito ou já sofremos alguma dor, mas a  “Bailarina” nunca sofre nada causado pela vida, logo percebemos que ela não e humana não pertence a nossa realidade. Desta maneira todos que estamos vivos temos que aprender a conviver dia a dia com os obstáculos e buracos que a vida nos apresenta.

Ter problemas é descobrir que somos fortes que podemos enfrentá-los e vencê-los, mesmo que muita das vezes seja difícil que nos abate, mas não pode nos destruir.

Inclusão social nos ajuda a respeitar as diferenças sendo esse, o primeiro passo para construirmos uma sociedade justa. Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade. A inclusão oferecer oportunidade aos mais necessitados

 

ETAPA 3 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO PEDAGOGO QUE ATUARÁ EM ESPAÇOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS

A questão da inclusão escolar e da formação de professores para essa área está inclusa na LDB lei nº 9.394/96, onde a lei se refere que terá que haver professores capacitados para atuar na educação inclusiva, mas sabemos que na realidade atual, encontramos muitos professores despreparados para lhe dar com crianças portadoras de deficiência e transtornos de aprendizagem.

A educação inclusiva requer professores capacitados para atuar com a diversidade, e não somente isso, mas respeitar as diferenças de cada aluno, sabendo que estes têm limitações.

A legislação garante ao portador de deficiência, o direito á educação, isso não significa que o aluno terá acesso a uma educação escolar de qualidade e o ambiente escolar acessível para comportar esse aluno.

Ruiz e Magalhães (Educação escolar e educação especial... 2011.) relatam:

Dentre as pessoas submetidas à discriminação, possivelmente aquelas com deficiências convivem com as mais variadas situações que vão de episódios cômicos até as formas de discriminação mais contundentes, com requintes de crueldade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (400.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com