TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial Da Segregação á Inclusão

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.051 Palavras (17 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 17

MÓDULO:        EDUCAÇÃO ESPECIAL – 80h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO

1. Pesquise em sites, livros, revistas, informações a respeito da Educação Especial na atualidade e elabore um texto. Lembre-se de que seu texto não deverá exceder 30 linhas.

R: A evolução do atendimento educacional especial no Brasil ocorreu com características diferentes dos Países europeus e norte-americanos. A criação do Instituto dos meninos cegos, em 1854 e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, na cidade do Rio de Janeiro são marcos importantes na Educação Especial. Em 1872 a população era bem maior do que as instituições podiam atender e a deficiência mental não se discutia muito e era pouco assistida. Em 1954 foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e em 1962 já contava com 16 instituições, o atendimento educacional aos indivíduos com deficiência foi assumido pelo governo federal em âmbito nacional, com a criação de campanhas voltadas especificamente para este fim. Em 1969, havia mais de 800 estabelecimentos de ensino especial para deficientes mentais, cerca de quatro vezes mais do que a quantidade existente no ano de 1960. Também teve a Constituição Federal de 1988 que estabelece em seu artigo 208, a integração escolar enquanto preceito constitucional, preconizando o atendimento aos indivíduos que apresentam deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, ficando assim assegurado pela Constituição Brasileira o direito de todos à educação, garantindo o direito das pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. Diante do estudo do percurso da Educação Especial, percebemos que ela teve grandes conquistas, embora no passado a deficiência tenha sido marcada por forte rejeição, discriminação e preconceito. Atualmente lutamos pela educação inclusiva, visando realmente uma educação para todos ainda não ocorrida, pelo fato de existirem professores mal preparados praticando uma educação excludente, por não saber trabalhar a verdadeira inclusão. Este é um assunto que não se esgota e ainda há muito a ser feito para que se possa garantir a educação para todos.

2. O percurso histórico da educação especial aponta dois momentos muito importantes: integração e inclusão, diferentes conceitos e práticas. Com base no texto e em outras pesquisas, defina cada um deles.

R: A integração defendia as crianças com deficiência, modos de vida e condições iguais ou parecidas com as dos demais membros da sociedade, essa idéia de normalização, defendia o indivíduo para torná-lo capaz e não o torná-lo “normal” para que participe da corrente normal da vida, inclusive da escola. Segundo Kaufman e Warnack o conceito de integração apresentava três dimensões: Integração Física; Funcional e Social.

Já o conceito de inclusão, apresenta um olhar diferenciado sobre a deficiência, passando a centrar-se no aluno e no êxito do processo de ensino-aprendizagem, para o qual o meio ambiente deve ser adaptado às necessidades específicas dos alunos, atendendo-o no contexto escolar e familiar. Assim as crianças se desenvolvem, aprendem e evoluem.

3. Liste, em tópicos, as principais ideias do texto da Unidade 1.

R:

- A educação de alunos com necessidades educativas especiais se pautava num modelo de atendimento segregado;

- A educação especial por muito tempo configurou-se como sistema paralelo de ensino para atendimento direto dos educandos com necessidades especiais, hoje ela pode atuar, como suporte à escola regular no recebimento destes alunos;

- As classes especiais implantadas nas décadas de 70 e 80 serviram mais como espaços de segregação para aqueles que não se enquadravam no sistema regular de ensino, do que uma possibilidade para ingresso na rede pública de alunos com deficiências, cuja maioria ainda continuava em instituições privadas.

- No início da década de 80, surgiu a filosofia da Integração e Normalização que defendia para as pessoas com deficiências, o direito de usufruir as condições de vida o mais comum ou normal possível na comunidade onde vivem.

- O conceito da escola inclusiva, implica em uma nova postura da escola regular;

- Para que a educação seja de qualidade para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais, a escola precisa capacitar seus professores e adaptar-se.

4. De acordo com a leitura do texto e com as observações realizadas no ambiente escolar, apresente uma prática pedagógica realizada na escola que está obtendo êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Lembre-se de colocar a fonte do material consultado.

R: Para se obter êxito na inclusão todo profissional da educação deve estar empenhado na oferta de condições que favoreçam o desenvolvimento de uma competência voltada para a aceitação da diversidade apresentada, e, somente a partir da compreensão do processo é que o profissional poderá construir sua prática, desenvolvendo novas formas de ensinar e difundir o conhecimento para os alunos.

E para que isso seja possível, o profissional deve estar atento a alguns princípios e fundamentos:

- o princípio da identidade em todos os seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético;

- toda criança pode aprender, tornar-se membro efetivo da classe regular e fazer parte da vida comunitária;

- a inclusão depende da criação da rede de apoio e de ajuda mútua entre escolas, pais e serviços especializados da comunidade para a elaboração do projeto pedagógico;

- o professor da classe regular assume a responsabilidade pelo trabalho pedagógico e recebe o apoio do professor especializado, dos pais e demais profissionais.

- o êxito do processo de aprendizagem e da inclusão depende da formação continuada do professor, de grupos de estudos com os profissionais envolvidos, para possibilitar ação, reflexão e constante redimensionamento da prática pedagógica.

5. Assista a um filme que tenha como temática a vida das pessoas com necessidades especiais (deficiências, superdotação, síndromes etc.) e elabore um comentário abordando uma das seguintes temáticas:

- Convivência com a diversidade

- Fragilidade/superficialidade dos relacionamentos

- Aceitação da diferença/ deficiência

- A família e o deficiente

- A sociedade e o deficiente

Sugestão de site: http://www.filmeseducativos.com/

R: O filme Sempre Amigos, retrata a vida de dois meninos com necessidades especiais. Um deles é Max um jovem de 13 anos considerado um gigante, Max é rejeitado por seus colegas por causa de uma deficiência de desenvolvimento, em que o cérebro não acompanha o corpo, e, essa deficiência também é explicada pela condição familiar, onde seu pai assassinou sua mãe. E o outro é Kevin, um garoto que sofre de uma doença degenerativa, é muito inteligente mais se isola do convívio social por causa de seu problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (257.8 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com