TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial e Inclusão

Por:   •  7/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

NERISE BORGES MAGALHÃES

TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE

 PESQUISA II

PROFESSORA: MARIA CAROLINA GRANATO

PEDAGOGIA

TURMA 3361


     Rio de Janeiro, Abril, de 2015

Tema:

Reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e a formação do professor, ele está preparado?

Delimitação:

Uma reflexão, sobre o professor e sua prática pedagógica, no comprometimento com a inclusão no espaço escolar, possibilitando através do currículo e projetos pedagógicos que pessoas com necessidades especiais consigam desenvolvimento na sua aprendizagem. A história da humanidade, assim como a história dos deficientes, varia de cultura para cultura, refletindo crenças, valores e ideologias que, materializadas em práticas sociais, estabelecem modos diferenciados de relacionamentos entre deficientes e não deficientes.

 Todos estão acostumados a ver o deficiente como alguém que só pode ser servido, sendo incapazes de vê-los como alguém que tem algo para trocar, refletindo sobre a importância da família, e a escola em relação ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do portador de deficiência. Sabendo que a inclusão é algo muito além do que ter uma matricula na rede pública ou privada, em escola regular, esse questionamento nos leva a pensar sobre a inclusão/excludente. Aquela que acolhe o aluno em sala porque é um direito do mesmo e dever da escola, porém não tem condições de dar suporte para que essa integração seja bem sucedida.

Para tanto, não basta à escola ofertar as vagas, diversas ações devem ser realizadas ao mesmo tempo, destacando-se a sensibilidade dos alunos, adaptações curriculares, qualificações e especializações dos professores, incluindo a produção de materiais pedagógicos adequados para os diferentes tipos necessidades, no campo da aprendizagem. As Diretrizes do (Art. 208, III), faz parte da política governamental, Situada nessa Lei. A  educação especial, destina-se à pessoas com deficiências físicas, mental, sensorial, ou múltiplas, (altas habilidades, super dotação).

Justificativa:

Este trabalho surgiu, da  preocupação em destacar que um dos  desafios  dessa  proposta de escola inclusiva é a formação do professor, que para (FÁVERO,  2009). É necessário resignificar a própria concepção de educador, o autor diz que, o processo educativo  consiste na criação e no desenvolvimento  de “contextos”, possibilitando a interação crítica e criativa entre sujeitos. Uma “visão”  além da transmissão e assimilação de  conceitos e comportamentos o ambiente escolar deve ser sensibilizado com a especialização de professores, adequação dos funcionários, acessibilidade, currículo, projeto político pedagógico e uma gestão eficiente. para que quando a criança chegue a idade escolar, possa estar preparado para o convívio na sociedade e para o processo de ensino e na vida adulta em sociedade.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com