TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física para Bebês

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

DENISE VIEIRA PINTO JOST

PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS

CURITIBA

2018

DENISE VIEIRA PINTO JOST

PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Física do curso de Pedagogia da Faculdade Opet como requisito parcial para obtenção de crédito.

Orientação: Prof.ª Michelle Souza Julio Knaut

CURITIBA

2018

1 INTRODUÇÃO (ETAPA 1)

Pergunta: Como podemos trabalhar a Educação Física para bebês?

A ciência vem demonstrando que desde cedo a criança tem grande capacidade de aprendizado e por este motivo existe uma certa pressão em desenvolver as crianças cada vez mais cedo (HONORÉ, 2009 apud BORDIN; SOUZA; KUNZ, 2014). Contudo, apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelecer que a Educação Física é componente curricular de toda a educação básica, nota-se que professoras de creches não possuem subsídios teóricos e práticos para conduzir atividades referentes à Educação Física (BRASIL, 1996; SILVA, 2012). Por esta razão é necessário que a professora seja polivalente, capaz de desenvolver atividades que envolvam essa área da educação (SILVA, 2014).

Silva (2014) considera que para se trabalhar e Educação Física na Educação Infantil, primeiramente faz-se necessário que o educador tenha uma sólida base de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. Porém, uma vez que o os bebês se comunicam e experimentam o mundo com o corpo, as propostas devem ser planejadas levando em consideração as experiências sensoriais da criança, bem como a necessidade psicomotora de cada um e as características de sua faixa etária (MIRANDA, 2018).

Segundo Almeida (2013 apud SORDI, 2013), os principais focos das atividades devem ser: (i) as perseguições visuais, que ocorrem quando o bebê procura o brinquedo com os olhos e é estimulado a pegá-lo; (ii) a manipulação do brinquedo pelo bebê, enquanto interage com o objeto; e (iii) o controle postural, quando os bebês são colocados em certas posições visando ao fortalecimento da musculatura, enquanto têm a oportunidade de explorar seu ambiente.

Miranda (2018) usa o exemplo do berçário de uma escola para exemplificar as atividades trabalhadas: para bebês com até 12 meses de idade, as brincadeiras propostas são realizadas individualmente, como rastejar, engatinhar, sentar, erguer-se com apoio, além de estímulos sonoros; já os bebês entre 12 e 24 meses podem vivenciar propostas um pouco mais complexas, interagindo todos no mesmo espaço sob intervenção da professora, com atividades como andar sem apoio, saltitar, escorregar, equilibrar-se, dançar e explorar sons.

2 MAPA MENTAL (ETAPA 2)

Para sintetizar a resposta à pergunta proposta “Como podemos trabalhar a Educação Física para bebês?”, foi confeccionado o mapa mental abaixo, representado pela figura 1:

Figura 1 – Como podemos trabalhar a Educação Física parra bebês?[pic 1]

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

3 QUESTÃO DE PROVA (ETAPA 3)

Desde o nascimento, os bebês experimentam o mundo com o corpo: observar, ouvir, tocar, sentir e se movimentar permitem que eles se apropriem, aos poucos, dos ambientes e das pessoas.

[pic 2]

Fonte: http://lojasbichopapao.com.br/blog/2017/12/13/

mamadeiras-chupetas-e-badulaques-2/

De acordo com Paulino (2013), “brincar com o bebê no berço ou no chão pode parecer apenas um passatempo entre pais e filhos, mas é muito mais: se trabalhadas de forma adequada, respeitando a fase pela qual a criança passa, as atividades físicas estimulam o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva e a sociabilidade. Além disso, são o primeiro passo para que os pequenos sintam-se aptos e motivados para entrar no mundo dos esportes posteriormente”.

PAULINO, Raquel. A atividade física ideal de acordo com a idade da criança. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

Considerando a temática de Educação Física para bebês, leia as afirmações abaixo:

I. A fase pré-escolar é fundamental para o desenvolvimento e otimização da memória motora, a linguagem verbal, a cognição e a socialização.

II. Crianças na faixa etária dos 4 aos 12 meses podem ser estimuladas a erguerem-se e andar sem apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com