TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 15

 A educação inclusiva nos dias de hoje

Introdução

Nos dias de hoje existem muitos debates sobre o tema educação inclusiva, nunca se discutiu tanto sobre o assunto e na contra mão deste está a deficiência de profissionais, pois fica cada vez mais clara a necessidade de profissionais mais qualificados e preparados para a escola contemporânea.

É tema atual no ambiente escolar a busca por espaços mais atrativos para que todos os alunos sejam eles deficientes ou não, tenham direito ao ensino, conforme a lei citada abaixo nos diz que a educação deve ser para todos os cidadãos.

Pautando-se na Constituição Federal de 1988, na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no direito à educação humanizada e qualificada a todos os cidadãos, na Declaração Mundial Sobre Educação para Todos (UNESCO, 1990) e na Declaração de Salamanca (Espanha, 1994), realizamos este desafio profissional, proposto no curso de pedagogia, onde iremos discursar sobre uma escola fictícia, com alunos com deficiência, propondo projetos de inclusão e atividades relacionadas com a disciplina de ciências, com foco na educação ambiental.

Este trabalho foi realizado com base nas Leis nacionais vigentes, abaixo citações referentes à obrigação com o ensino e com o meio ambiente:

Legislação, Política Educacional e Meio Ambiente

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Artigo LXXIII – Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

Da Educação:

Art. 205. A educação. Direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso

Art. 227. É dever da família, a sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

II – criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.

Do Meio Ambiente:

Art.225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

A educação ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, trabalhando situações que possibilitem a comunidade escolar a pensar propostas que possam intervir em sua realidade.

A educação ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia – dia através de pequenos atos que darão início a por grandes transformações que devem ser assumidas por todos no século XXI.

Objetivos do projeto

Quando a criança apresenta limitações que dificultam o seu desenvolvimento de aprendizagem é necessário criar propostas de ensino que respeitem o seu ritmo.

Através da proposta de criar possibilidades para a alfabetização de todos os alunos quer seja com deficiência ou não, sendo que o aprender, compreender e lidar com a língua escrita é um processo interno que depende de informações e que é construído pelo alfabetizando num espaço de tempo diferente, pois cada um tem o seu tempo de aprendizagem.

Neste sentido, procurou-se pensar na construção de uma nova proposta pedagógica que resulte na quebra de paradigmas, mudanças de comportamentos, valores, atitudes positivas, ações práticas e inclusivas em relação a si, ao próximo e ao meio ambiente e motivem a sustentabilidade e a paz. Atendendo a inclusão dos alunos de todos os gêneros e classes e também propondo a conscientização da utilização dos recursos naturais relacionados ao consumo exagerado que resulta em maior geração de resíduos sólidos e na degradação do meio ambiente, por falta de reutilização de materiais.

Um dos principais objetivos da educação ambiental consiste em permitir que o ser humano compreenda a natureza complexa do meio ambiente, resultante das interações dos seus aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais. Ela deveria facilitar os meios de interpretação da interdependência desses diversos elementos, no espaço e no tempo, a fim de promover uma utilização mais reflexiva e prudente dos recursos naturais para satisfazer as necessidades da humanidade (DIAS, 2004, p.210).

Propor atividades como a reutilização de materiais que seriam descartados no lixo comum como rolinho de papel higiênico, caixa de pasta de dente, caixinha de fósforo, garrafas pet, etc., ensinando princípios de reciclagem para as crianças de uma forma lúdica, que sejam inclusivas onde haja uma interação entre toda a comunidade escolar, família, professores e alunos.

Metodologia

A metodologia utilizada consiste, acima de qualquer coisa, em utilizar o meio ambiente como recurso didático para o desenvolvimento de práticas educacionais, mostrando a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente do qual fazemos parte.

A revisão de literatura com foco no ensino inclusivo de Ciências em espaços não escolares teve como tema: Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Espaços não Escolares, Ciências e Inclusão, Ciências e deficiência auditiva, entre outros. Foram pesquisados artigos científicos e livros da área, bem como documentos oficiais sobre educação e inclusão (Lei de Diretrizes e Bases- LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, etc.). A partir dessa revisão foi possível conhecer algumas estratégias educativas para inclusão de pessoas com necessidades especiais, em atividades em espaços não escolares, e também as possibilidades para o ensino de Ciências nestas condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com