TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Por:   •  3/8/2019  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o desenvolvimento desse trabalho, podemos entender o processo que se desenvolveu a inclusão.

Ao falar de inclusão, devemos pensar que não se limita somente aos portadores de necessidade especiais, e sim a todos que possuem diferentes características, opiniões, e que fazem parte da sociedade.

Sobre os direitos de educação, o Decreto de Salamanca expõem que a escola deve acolher a todas as crianças, independentemente de suas condições atuais, físicas ou psicológicas, adequando-se a esses alunos e não o contrário. Mas o que acontece nas escolas hoje é a integração, não a inclusão, pois os alunos são excluídos da mesma forma, das atividades desenvolvidas e da interação com a classe, só que nas classes regulares de ensino, deixados de lado e sem consideração, sendo um ser de capacidades e habilidades que podem ser desenvolvidas.

Nas instituições, o trabalho em equipe com a colaboração de todos, são ações muito importante para tomar decisões, estratégias e adaptações necessárias para promover o desenvolvimento da potencialidade e o ensino-aprendizagem para todas as crianças com deficiência ou não, sempre respeitando suas características e ritmo de aprendizagem.

O papel do professor é muito importante para o desenvolvimento com respeito e naturalidade, da aprendizagem de cada um dos alunos, pois esse deve estar sempre atento as necessidades de todos, e devem administrar as situações do cotidiano, mediando os conflitos desenvolvendo as habilidades.

A educação é uma questão de direitos humanos e os indivíduos com deficiência devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos, de acordo com a autora Mantoan 2002, uma escola de qualidade na verdade é aquela que promove o desenvolvimento humano na criança e não nos conteúdos formais, muitas vezes sem significado para a métade dos alunos e que é centrada em notas e resultados quantitativos para uma escola se tornar inclusiva e necessário não só modificarmos os parâmetros de qualidade das escolas, e sim prestarmos atenção na atuação dos professores, administradores e gestores educacionais que também são importantes na construção da escola inclusiva.

Alguns dos professores da rede regular de ensino em relação as necessidades educativas especiais, a definição de uma politica venha subsidiar princípios e práticas para as necessidades educativas especiais, criando normas uniformes para a igualdade de oportunidade, para pessoas com deficiências físicas, intelectual, social, emocional, linguística ou outras, e o desenvolvimento de uma pedagogia que se ajuste as necessidades de cada  criança, ao invés da criança  se adaptar aos supostos princípios quanto ao ritmo e a  natureza do processo educativo.

A proposta da educação inclusiva, não diz respeitos somente alunados com necessidades especiais e sim a qualquer estudante com alguma dificuldade. É preciso uma analise críticas da escola que temos e que precisa mudar sua cultura e suas práticas para exercitar a cidadania de todos os seus aprendizes. Para que possamos atingir uma escola inclusiva é preciso valorizar os profissionais da educação, apoiar os professores especialistas aos demais professores, trabalho em grupo e pelas adaptações curriculares, ou seja, os sistemas educacionais inclusiva devem assegurar á todos os alunos o direito á educação e o direito á igualdade de oportunidade, de aprendizagem e da participação, mais ainda distante da nossa realidade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com