TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Inclusiva

Franciele Marciel                        RA: 1596861662

O que é Educação Inclusiva.

Educação inclusiva pra mim são as escolas que recebe crianças com deficiência. Uma escola inclusiva mantes alguns conceitos: entende que todos os alunos precisam ser educados e respeitados, compreende que crianças portadoras de deficiência tem o direito de aprender, não deve existir diferenças de etnia, sexo, língua, classe social, estado de saúde. A educação é sistema ativo, sendo assim tendo alterações sempre.  A escola não pode negar a vaga para nenhum aluno, seja ele portador de alguma deficiência, mesmo que a sala já esteja numerosa.

A inclusão ela devera partir desde os pais até os filhos, a inciativa parte dos pais, de abrir um espaço para que o filho faça parte da educação e entender que apesar da deficiência o filho tem o direito de ir para a escolar e estudar normalmente.

“Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos” (Lei nº 7.853/89, art. 8º).

Quando acontecer de ser negada matrícula ao aluno com deficiência procurar se informar o motivo, tentar uma conversa e informar que a vaga é obrigatória, caso não seja resolvido o ideal é procurar um advogado e denunciar o ocorrido através do 100-Direitos Humanos.

Existe a sala de recursos, sala de recursos é uma sala especial própria para alunos com deficiência, onde encontrarão professores e profissionais prontos para o atendimento das crianças com deficiência e contaram com alguns recursos, computadores, mobiliários, materiais pedagógicos.

Entre 2005 e 2011, segundo o MEC, foram abertas 37.800 dessas salas, abrangendo 90% dos municípios do país. A meta, de acordo com o MEC, é atingir 42 mil escolas da rede pública com esse recurso até 2014.

Algumas atitudes envolvendo crianças com deficiências e a escola particulares são externamente ilegais, como já vimos a escola não pode negar a vaga alegando estar despreparada para receber o aluno, os profissionais que trabalham na escola particular devera estar adaptado a receber um aluno com deficiência e não precisara pagar um professor a parte, a escola não tem cota para alunos pois segundo a lei o não tem limitação de vagas.    

O documentário de Evaldo Mocarzel  relada a vida de pessoas portadoras de síndrome de Down, o documentário achei extremamente interessante e emocionante, mostra desde a reação dos pais até a fase de como eles são incluso na sociedade.  

             Para concluirmos eu entendo que a inclusão ela devera ser feita sempre que uma criança for diagnosticada com alguma deficiência, e o papel dos pais, professores, profissionais da área é importante para a formação daquela criança, para que ela cresça uma pessoa entendida, sendo sempre trabalhada independente do seu quadro clinico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com