TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

Nome do aluno: Iara Maria Oliveira

Rgm: 15094669                                                 Polo de Apoio Presencial: São Miguel

Nome da Disciplina: Educação Inclusiva

Introdução

A inclusão de pessoas com algumas necessidades especiais nas escolas regulares de ensino tem sido motivo de discussões e formações intensa e incansável por parte dos profissionais da educação. Essa inserção esbarra nas diversas barreiras existentes no contexto escolar. A primeira delas perpassa pelo próprio conceito da palavra inclusão, que propõe a insersão total do sujeito, o que na prática, não acontece. No decorrer da história, a atenção dada às pessoas com necessidades educativas especiais sofreram mudanças significativas.

Para tanto, as escolas teriam que romper com a perspectiva de homogeneidade e abraçar as mudanças, legitimando uma prática pedagógica que assegure os direitos de aprendizagem de todos.

Desenvolvimento

As primeiras ideias sobre integração surgiram como resposta às condições que foram submetidas às pessoas com necessidades especiais, totalmente excluídas da sociedade por vários séculos.

Alguns paradigmas surgiram como a integração, que sugeria que só haveria inserção se o indivíduo fosse capacitado a superar as barreiras físicas, pragmáticas e atitudinais, levando à reabilitação, nas escolas especiais. A normalização, que veio logo em seguida, considerava que a pessoa com necessidade especial, devia ter as mesmas condições dadas as pessoas consideradas “normais”, participando das mesmas atividades sociais, recreativas e educativas.

De acordo com Mantoan (1995, p.8), o paradigma vigente de atendimento especializado e segregativo é extremamente forte e enraizado no ideário das instituições e na prática dos profissionais que atua no ensino especial. A indiferenciação entre os significados específicos dos processos de integração e inclusão escolar reforça ainda a vigência do paradigma tradicional de serviços e muitos continuam a mantê-lo, embora estejam defendendo a integração.

Conclusão

A educação inclusiva compreende a construção de uma escola aberta para todos, que respeita e valoriza a diversidade, desenvolve práticas colaborativas, forma leis de apoio à inclusão e promove participação da comunidade (BRASIL, 2004, p.1)

Referências Bibliográficas

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: Uma análise na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo no Município de Limoeiro-PE (Eliane Gonçalves Leite, Haydê Morgana Gonzaga Gomes e Josineide Maria de Carvalho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com