TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva na Educação Infantil

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA ED. INFANTIL

ANGÉLICA FRANCISCA DA SILVA CLAUDINO - 8641277596

APARECIDA DE SOUZA BUDRI – 8408122345
CRISTINA APARECIDA RIBEIRO SANTANA - 8208828780

GLEICE DE SOUZA BRANDÃO – 8492220226

PALOMA FELIX DE ASSIS PASCOAL – 8226960217
STEFANIE SANTOS DE MORAIS – 9902009531

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 4

ORIENTADORA: Prof.ª Me. Marta Alice Silva

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

 “O trabalho com crianças com necessidades especiais”

A inclusão é um paradigma de modificação da sociedade, visando a adequação dos sistemas de maneira que todas as pessoas possam participar dela, independentemente de suas características individuais. Uma sociedade inclusiva não abrange apenas a inserção de pessoas com necessidades especiais, mas sim de todas as pessoas, independente de como são.

À escola cabe o dever de contribuir na qualificação dos profissionais e dar acessibilidade aos alunos não somente no que diz respeito á educação , mas também, á inserção social e cultural.

A inclusão educacional ainda gera discussões, já que nem sempre, há recursos e preparação da escola para receber os estudantes com necessidades especiais, não basta ter o espirito inclusivo, é preciso que o professor esteja preparado para receber essas crianças, reconhecendo que ali são atendidas pessoas que tem direitos, dignidade e poder pessoal, pois qualquer atividade feita com uma criança com deficiência, deve ser compartilhada com um professor com qual o mesmo tenha uma relação de estimulo e confiança , afim de evitar que ela construa um sentimento de inferioridade.

As crianças com necessidades especiais devem coabitar com outras crianças

No seu cotidiano, e não mais clausuladas como no passado onde essas crianças viviam “escondidas”, onde suas famílias também por falta de informação e recursos não conviviam com outras crianças.

De acordo com o estatuto da criança e do adolescente, crianças com necessidades especiais precisam de recursos e de ambientes adequados nos ambientes escolares.

Esse é um grande desafio para creches e pré-escolas que precisam de recursos que de fato alcançara seus objetivos, os espaços precisam ser um âmbito harmonioso, onde todos que convivam no meio não tenha diferenças.

Com professores preparados no meio escolar, essas crianças construirá seu conhecimento e acabara a se desenvolver semelhante a outra criança, a mesma se sentindo acolhida deve participar ativamente nas atividades e espaços onde ela está com seus colegas e educadores com recursos e possibilidades de alcançar grandes avanços para ela mesma.

Cabe também ao mestre educador propor ao educando uma proposta de aprendizagem que represente valores, propostas e medidas claras para que o progresso desse aluno venha a se tornar valioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com