TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES QUE INICIAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/3/2017  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES QUE INICIAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        O artigo escrito por Marie Claire Sekkel, doutora em Psicologia e docente no Instituto de Psicologia da USP; e por Larissa Prado Matos, na época aluno da graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia da USP, intitulado “Educação Inclusiva: formação de atitudes na educação infantil” publicado na Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, nº1, aborda a escola inclusiva e com ela as influências da Educação e com ela as influências da Educação Infantil na formação de atitudes para com as crianças com deficiência.

        A educação inclusiva enfrenta várias barreiras, como o preconceito. Sendo assim, atitudes devem ser tomadas para que há novas experiências e acolhimento às diferenças. Assim. O estudo conheceu efeitos da convivência em creches e pré-escolas inclusivas na formação das crianças. Também, conheceu alunos que estão no ensino fundamental e que frequentaram pré-escolas inclusivas, procurando estabelecer relações de convívio com outras crianças. Para a análise foram utilizados os métodos de abordagem qualitativa e instrumentos foram as entrevistas.

        Tais entrevistas foram feitas com seis alunos do ensino fundamental com diferentes idades. Assim, os resultados foram separados em três categorias: Memórias da educação infantil, Relação entre os alunos na escola atual e Papel da instituição das relações escolares. Analisando as respostas dos alunos conclui-se que as memórias da educação infantil são mais significativas para uns do que para outros, mas todos lembram de algo e de colegas. Já sobre a segunda categoria, relação entre os alunos na escola atual mostra-se que todos atuam contra o preconceito e por muitas vezes auxiliam os colegas com deficiência. E a última, papel da instituição das relações escolares aponta que a escola exerce uma função muito importante na formação dos sujeitos, sendo assim, deve refletir o seu processo educativo.

        No entanto, quando atuamos na educação infantil percebemos o quão importante ela é na vida de uma criança. Pois é nesta faixa etária de 0 a 5 anos que ocorrem diversos desenvolvimentos na criança, tanto motores, sensoriais como atitudinais. Sendo assim, a criança estando em um ambiente inclusivo, reproduzirá e logo concretizará atitudes significativas em relação às crianças diferentes. Dessa forma, reforço a ideia dos autores, introduzindo mais ambientes inclusivos no ensino regular. Pois, somente assim, teremos uma geração inclusiva, não dentro das escolas, mas na sociedade em geral. Consequentemente quebramos um paradigma e formaremos outras atitudes, sendo elas positivas. Por fim, o artigo auxilia na formação de novas atitudes voltadas na área da educação e deveria ser base para todos profissionais da área. Para que assim, as mudanças saiam dos papéis e inserem-se nos processos educativos.

Resenha escrita por: Carol de Godoy Ildebrando, aluna do curso de Pedagogia na Universidade Feevale. Resenha elaborada nas aulas de Português, ministradas pela docente Profª Claudini Fabrícia Maurer.

Resenha de:

SEKKEL, Marie Claire. MATOS, Larissa Prado. Educação Inclusiva: formação de atitudes na educação infantil. Publicado em: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 18, Número 1, Janeiro/abril de 2014: 87-96.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com