TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Jovens e Adultos

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.492 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

[pic 1]

Julho/2016  

 

 

[pic 2]

 

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

 

 

MÓDULO

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h

 

 

 

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.

R: podemos dizer que a Educação para Adultos no Brasil começou com os jesuíta, com a tentativa de catequizar os índios. No decorrer do tempo a educação foi se direcionando de acordo com as necessidades políticas.

Com a vinda da família real para o Brasil foi necessário uma organização do ensino para atender a aristocracia portuguesa e preparar as pessoas para ocupar funções técnico-burocrática.

Com o desenvolvimento  das indústrias e da urbanização era preciso ter um certo do conhecimento, desse modo a escola passou a ter a função de educar para a vida é para aprendizagem do trabalho.

Na constituição de 1934 a gratuidade e obrigatoriedade aparecem juntas pela primeira vez.

A década de 40 foi um período importante para a Educação de Adultos, o governo lançou a primeira campanha que, propunha alfabetizar os analfabetos em 3 meses, essa modalidade passou a ter uma estrutura mínima, o estado precisava de pessoas qualificadas para o trabalho e de cidadãos  que podiam votar no caso os alfabetizados.

As ideias e propostas de Paulo Freire na década de 60 inspiraram as propostas de alfabetização e educação popular, foi nesse período que surgiram movimentos que visavam a educação é a cultura popular como o: MEB, MCP, CPC, CEPLAR.

Durante o Regime Militar a Educação de Jovens e Adultos foi levada  a uma estagnação política e pedagógica vazia e superficial, foi nesse período que surgiu o MOBRAL: um movimento de alfabetização de jovens e adultos na tentativa de irradiar o analfabetismo que tinha como foco o ato de ler e escrever e não se preocupava com a formação crítica dos educandos, o MOBRAL após a queda do Regime Militarfoi substituído pela Fundação Educar.

A constituição de 1988 garantiu importante avanço no campo da Educação para Jovens e Adultos, essa passa a ser direito de todos independente da idade.

Na década de 90  a LDB 9394/96 promulgou a primeira referência sobre a EJA trazendo significativo ganho para a Educação de Jovens e Adultos contitualizando essa modalidade de ensino.

  1. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos? Em seguida, pesquise na internet, quais são as características dos programas vigentes que oferecem educação aos Jovens e Adultos, no Brasil.

R: A década de 40  foi importante porque nesse período a necessidade de aumentar a base eleitoral favoreceu o aumento das escolas da EJA pois o voto era apenas para homens alfabetizados; foi lançado a primeira campanha de Educação de Jovens e Adultos; o desenvolvimento do país  despertou uma atenção para os adultos, numa educação que desenvolve-se o indivíduo para melhor qualidade de mão de obra, uma educação voltada para o trabalho.

 

  1. Paulo Freire é mundialmente conhecido por sua luta para que a educação fosse um processo transformador e não apenas reprodutor de ideias. A partir dos estudos realizados no módulo, caracterize o Método de Alfabetização proposto por ele.

R: O método de alfabetização de Paulo Freire propunha mudanças radical na educação e objetivos de ensino, partindo da compreensão de que o aluno não apenas sabe da realidade em que vive, mas também participa de sua transformação; propunha uma Educação para Adultos que estimula-se a colaboração, a decisão, a participação e a responsabilidade socialista política; ele pregava sim a crítica; que o método deve ser construído junto com o aluno; a educação é um ato coletivo.

 

4. O método de alfabetização utilizado no programa Mobral apresentava características parecidas com o proposto por Paulo Freire. Elabore um quadro comparativo evidenciando os principais aspectos de cada proposta.

 R:

 MOBRAL:

Objetivos: Erradicar o analfabetismo; analfabetismo funcional.

Características: Usava palavras geradoras; uniformização do material.

Met. Paulo Freire:

Objetivos: propor e estimular a inserção do adulto iletrado no seu contexto político e social, na sua realidade; promover e despertar  para a cidadania plena e transformação social.

Características: usava palavras do cotidiano dos alunos; não utilizava cartilha; dava voz ao aluno.

 

 

 

 

 

 

UNIDADE 2

 

FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA

 

 

 

 Questões obrigatórias para o dossiê

 

1. Leia o trecho abaixo

“Muitos continuam não tendo acesso à escrita e leitura, mesmo minimamente; outros têm iniciação de tal modo precária nestes recursos, que são mesmo incapazes de fazer uso rotineiro e funcional da escrita e da leitura no dia a dia.”

A conquista das habilidades de leitura e escrita é fundamental para a inserção do indivíduo na sociedade; você já imaginou a sua vida se não soubesse ler e escrever? Reflita sobre esta condição, argumentando sobre a importância da EJA para os indivíduos.

R: A pessoa que não sabe ler e escrever  não se sente segura, ela tem medo de fazer algo simples, se sente acoada e dependente das outras, se sente inferior e tem vergonha, por isso acaba se excluindo. Apartar do memento que ela começa a frequentar a EJA e aprende ler e escrever , conhecer seus direitos, fazer as coisas que sempre teve vontade e que por medo nunca fez, se sente mais confiante e independente, mais alegre, porque ler e escrever é ter uma força, segurança de que não está sendo enganada é não ter vergonha de se expor, a EJA proporciona isso através do aprendizado. Todos deveriam ter acesso a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (971.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com