TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I

Por:   •  20/10/2015  •  Artigo  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

               Universidade do Estado do Rio de Janeiro.[pic 1]

               Faculdade de Educação

               Disciplina: Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I

               Professora: Luana Armaroli                       Turma: 4

               Alunas: Amanda Lopes Soares

       Juliana da Mota

       Mariana Correa de Almeida Castro

       Naíne Ferreira

       Natalia Ferreira Brandão da Silva

       Tamara Andrade

       Tâmela Cibelle Ribeiro

MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA

 (4 a 6 anos)[pic 2]

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O Referencial Curricular auxilia o professor sobre os conteúdos e objetivos que devem estar presentes em cada nível da Educação Infantil.

Ao contrário do que muitos pensam, o Referencial Curricular não lhe dá uma receita para garantir o sucesso em sala de aula, mas é um material que orienta o educador ao que o seu aluno já é capaz de compreender e fixar e quais são os conteúdos importantes para essa fase da vida escolar e quais os objetivos fundamentais que devem ser alcançados.

Todavia cabe ao docente ter a consciência de que este documento é instrutivo e que a forma na qual ele vai trabalhar os conteúdos e desenvolver suas estratégias deve adaptada à realidade de sua turma, pois somente aquele que vive e interage com os alunos saberá a como atingir seu público e alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.

 

Matemática na Educação Infantil:

As crianças estão imersas no mundo matemático desde seu nascimento. As operações fazem parte de seu cotidiano, quando a criança, por meios próprios, cria possibilidades de resolver problemas, seja contando uma coleção, repartindo algo com os amigos, representando sua idade com os dedos. A matemática também está presente nas noções de localização espacial, posições, distância e cores.

A matemática desenvolve nos pequenos, noções de representações, elaboração de estratégias, solução de problemas além de estimulá-los a compartilharem suas ideias. Dessa forma as crianças passarão a serem produtoras do conhecimento e não apenas reprodutoras de instruções.

A partir dessa concepção o trabalho com a matemática deve ser abordado com a intenção de formar pessoas autônomas, capazes de pensar e buscar suas respostas de forma “solitária”. Por isso o professor da Educação Infantil tem como responsabilidade auxiliar/mediar as crianças a construir, organizar e interiorizar seus conhecimentos e, é claro prepará-las para criarem novas hipóteses sobre futuras abordagens e desenvolver estímulos e habilidades  para que seja, no futuro, uma participante ativa na sociedade que vive.

PRÉ-ESCOLA

Crianças de quatro a seis anos

A idade da pré-escola é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois desde cedo a criança observa situações do dia-a-dia que a levam a desenvolver de forma natural noções matemáticas estruturando assim seus pensamentos em relação ao tempo e ao espaço.

Muitas vezes, a matemática na pré-escola é pensada apenas como aprendizagem de números, que pouco fará diferença na vida da criança, mas nessa fase a matemática se mostra vasta e pode contribuir e muito para a aprendizagem do aluno. É nesse período que a aprendizagem passará pela classificação, seriação e ordenação, tempo, espaço, formação de conjuntos, medição, formação de sequência, resolução de problemas, entre outros. O que nos mostra uma matemática onde se pode explorar e relacionar com o mundo ao redor.

OBJETIVOS

Crianças de quatro a seis anos

         Para esta fase, o objetivo é aprofundar e ampliar o trabalho para a faixa etária de zero a três*, garantindo, ainda, oportunidades para que sejam capazes de:

• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

• Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;

• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p. 215)

* Objetivos para crianças de zero a três anos: 

A abordagem da Matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:

• estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p.215)

CONTEÚDOS

        É fundamental que, ao organizar e selecionar os conteúdos propostos para a Educação Infantil, o professor valorize e utilize os conhecimentos e experiências que os alunos já possuem e amplie-os de forma que a criança tenha possibilidade de construir novos conceitos. Para que isso ocorra, é essencial que exista a consciência de que:

  • aprender matemática é um processo contínuo de abstração no qual as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências e ações que fazem, desde cedo, sobre elementos do seu ambiente físico e sociocultural;
  • a construção de competências matemáticas pela criança ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de inúmeras outras de naturezas diferentes e igualmente importante, tais como comunicar-se oralmente, desenhar, ler, escrever, movimentar-se, cantar etc.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p. 217)

O QUE TRABALHAR:

  • Reconhecer e valorizar:

- Números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (694.3 Kb)   docx (563 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com