TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Mediana por Tecnológicas I

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Escreva um texto de até cinco páginas, fazendo uma reflexão em relação ao uso de tecnologias na educação, discutindo o papel do professor como atuante no processo de aprendizagem dos estudantes. Use como apoio os vídeos e os textos estudados até o momento.

 

O uso das tecnologias digitais na educação significa (...) ir além de tê-la como simples suporte ao professor para a disponibilização de informações e conteúdos. Significa também superar as concepções instrumentalistas e deterministas de seu uso, ou seja, superar a crença de que a tecnologia é neutra e serve como simples instrumento facilitador do trabalho pedagógico, assim como de que ela possui capacidade e autonomia para estabelecer, por si mesma, as mudanças e as transformações de paradigmas. Sabemos que a revolução na educação não acontece pela introdução das TIC no contexto educativo, e sim, pelo seu uso crítico e consciente.

NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS – p. 86 

Antigamente, em torno dos anos 50 a 60, não se utilizava a tecnologia para educação, através de estudos e aprimoramentos, foram sendo descobertas as novas formas de aprendizado. Através desse ponto, ocorreram avanços técnicos para ter o aprendizado tecnológico. Porém, para que isso acontecesse tiveram obstáculos, sendo eles os políticos que não disponibilizaram recursos tecnológicos para esse avanço nas escolas. Até hoje, a tecnologia não está integrada nas escolas de ensino básico, os alunos tem o entendimento da tecnologia dentro da sua residência, justamente buscando conhecimento para apresentar trabalhos atividades e etc.

As mídias educativas devem ser criadas ao novo modo de aprender, desenvolvendo a comunicação educativa e assim ter os meios de expressão avançados.

A formação de professores através das mídias traz uma nova visão para o futuro, ou seja, desenvolver professores e métodos pedagógicos sem estruturas prontas, para que tenha uma maior participação do aluno e o mesmo se interesse em ampliar o seu próprio conhecimento.

O uso de tecnologias digitais para o aprendizado traz ideias inovadoras e incentivam os alunos através de vídeos, jogos e etc. As crianças e adolescentes adoram vídeos com curta duração e tem o interesse de ter acesso a esses mesmos dentro de sua residência, que possa acessar através das plataformas mais utilizadas, como YouTube e Facebook.

As plataformas digitais também mudam o método de compartilhar conteúdos de conhecimento com os colegas e há a disponibilidade de conteúdos gratuitos. Os professores também podem utilizar as plataformas digitais para realizar avaliações de conteúdos e compartilhar o conhecimento com os demais. Assim como utilizar diversos aplicativos ou programas para tirar duvidas e desenvolver seus alunos, e assim eles se interessam mais pelo que eles podem aprender e até onde eles podem chegar.

Um grande estímulo que pode acontecer é incentivar os alunos a criar seu próprio programa, isso incentiva a ter o conhecimento da programação, ou seja, como é feita as codificações por trás das aplicações.

Porém, hoje no Brasil, isso ainda não é possível, como citado acima, a política não desenvolve o conhecimento digital do aluno na escola, pois as tecnologias como foram citadas acima são importantes, mas é necessário ter a mente acolhedora, aberta a novos conhecimentos, criativa e acolhedora, somente assim será possível desenhar novas atividades de aprendizado, alfabetização atraente para que os alunos tenham incentivo próprio para seguir em frente.

Hoje é possível ter acesso a qualquer conteúdo através de pesquisa na Internet, porém os professores podem auxiliar seus alunos na escolha dos sites, avaliação das páginas, pois a internet oferece disponibilidade para que qualquer pessoa publique. Através de indicações, os professores podem incentivar a leitura de conteúdos em vídeos, com layouts coloridos que chamem mais atenção, pois a comunicação audiovisual propõe um ensino mais amplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com