TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação de em Ambientes não Escolares

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação de em Ambientes não Escolares

ALICE CARDOSO ORTIZ                    RA: 3300493161

ANA CAROLINA RODRIGUES DE O. RA: 2307351009

DANIELA ELIZA CAMPOS                 RA: 2306319089

DANGEMAN FRANCISCO DA SILVA RA: 3333547756

ÉRICA DOS SANTOS LOPES              RA: 2329396574

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Tamborim Montez Borges.  

Sorocaba

2014


Introdução:

A pesquisa foi desenvolvida em diversas fontes com o intuito de buscar referencia sobre a Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, que envolvem o conhecimento sobre a educação não formal, formal e informal, e como muitas das vezes trabalhamos sem perceber dentro e fora das escolas.  

Através dessas pesquisas vimos que é muito importante para nossa preparação, pois percebemos que o indivíduo não aprende só na escola, mas também em sua vivencia envolvendo o seu cotidiano, sem percebe que está utilizando à mesma e como futuros professores têm que incentivar e orientar esse conhecimento da educação não formal.

O trabalho que foi desenvolvido está voltado para as novas formas de ensinar tanto dentro como fora dela.

  1. O que é Educação não formal?

É possível averiguar que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando a cada dia. Entretanto, ainda é de difícil entendimento, pois não há uma legislação específica que atribua sustentação para sua compreensão, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal.

Quando tratamos da educação não formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal.”

Consideramos que é necessário diferenciar a educação formal, a educação informal e a educação não formal ambas andam juntas, pois uma complementa a outra.  

O ensino á distancia é um exemplo de educação não formal, pois, há flexibilidade e respeito pelas diferenças onde cada um estuda da maneira que acha melhor e que sabe de suas dificuldades e necessidades.

Devido a pouca compreensão acerca do significado da educação não formal ocorre entre os professores, a falta de alguns conhecimentos e é de grande importância destacar que embora ela seja de senso comum, se diferencia da educação formal, por utilizar métodos didáticos diversificados e atrativos.

A princípio podemos definir seus campos de desenvolvimento: a educação formal é a desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente determinados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, amigos etc., com valores e culturas próprias, e sentimentos herdados: e a educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de troca de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos e cotidianos.

“Assim, a educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimentos sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a prioridades, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo (GOHN, 2006).”

“A transmissão de informação e formação política e sociocultural é uma meta na educação não formal. Ela prepara os cidadãos, educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc..”

  1. O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

A expressão associativismo designa por um lado à prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal), é o meio de organizar grupos de interesse econômico autossustentável, é a base que liga a consciência individual e o direito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços.

Segundo Veiga e Reich (2002, p 17): Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar as dificuldades e gerar benefícios para seus associados.

E este conceito é utilizado por várias associações pelo Brasil uma delas são a ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e para vários pesquisadores esses movimentos sociais tem sido considerado como elementos e fontes de inovações e mudanças sociais. Esses movimentos são considerados por Gohn (2010) como elementos fundamentais na sociedade moderna

O associativismo se mostra como uma alternativa no momento em que se consegue trabalhar com a autogestão e é quando os associados se organizam e conseguem gerenciar o trabalho.

Podemos notar a presença da educação não formal em vários campos da vida social especialmente no associativismo.

Para Gohn (2010, p.79) projeto é um conjunto de atividades concretas, coordenadas e inter-relacionadas que possuem orientações mais especificas objetiva.

Os projetos sociais surgem a partir do desejo de modificar uma determinada realidade. São elos entre o desejo e a realidade que se caracterizam em ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, e partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, em alguma medida, para novas situações de melhoria. Uma boa definição é formulada por Domingos Armani (2000), cujo projeto é definido como “ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” (p. 18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com