TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar do conceito sobre Educação não-formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimento ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim estabelecidos no dia- a- dia.

O que é Educação Não-Formal

A Educação não- formal ocorre em ambientes e situações construídos coletivamente, segundo diretrizes e dados de um grupo. Há na educação não – formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir outros saberes. A informal opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolve segundo gastos. Entendemos que a educação não-formal e aquela que e voltada para o ser humano como num todo. Em hipótese alguma ela substitui ou compete com a educação forma. A educação não –formal tem alguns de seus objetivos próximos da educação formal, como por exemplo a formação de um cidadão, mas também tem a possibilidade de desenvolver alguns objetivos que lhe são específicos. A educação não-formal, tem se estendido de forma significante, desenvolvendo projetos que atendem crianças, jovens e adultos, colaborando com o desenvolvimento e a educação dos envolvidos no projeto. Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia a formação amplia novos horizontes, que se estendem aos espaços domiciliares, empresas e redes sociais na internet, proporcionando aprendizados. O movimento da educação não-formal se deu através das existências de diferenças práticas que eram mediadas por relações educacionais, mas que não eram consideradas como educação por não obedecerem a uma série de requisitos formais, mas que na prática estavam construindo diferentes modos de vivenciar e compreender o processo de ensino-aprendizagem. A Educação não formal é caracterizada principalmente por estar focada em quem aprende e não em quem ensina está estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado, tem flexibilidade, da ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos participantes.

O que é Associativismo é qual sua relação com projetos sociais?

É o meio de organização que tem interesse econômico autossustentável, é a base que liga a consciência e direito individual, da sociedade. A expressão associativismo designa por um lado a pratica social da criação e gestão democrática: assembleia geral, direção conselho fiscal e, por outro lado a defesa dessas pratica de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas para a obtenção de finalidade comum.

Portanto, o fenômeno da ação coletiva institucionalizada PR meio de associações civis pode ser interpretado a partir de diversas perspectivas teóricas. O que interessa destacar é que na construção dessas perspectivas está embutida a ideia de um modelo de sociedade que luta por igualdade, sustentabilidade, por indivíduos livres, emancipados, verdadeiros donos de seus destinos. Por isso, a participação em associações e organizações civis, como o associativismo, é salutar para gerar solidariedade social, diminuir os custos políticos e econômicos da vida em sociedade.

Estes evidenciam que primeiro o desenvolvimento deve atingir o ser humano. O indivíduo é o centro de todo o desenvolvimento, ele é quem busca meios, caminhos que possam levá-lo a conquista a melhoria das condições de sua vida, primeira condição para se atingir o desenvolvimento social e consequentemente o local. Pois o local só pode ocorrer mediante a emergência da sustentabilidade do ser humano e do meio ambiente que está inserido.

O desenvolvimento local envolve favores sociais, culturais e políticos que não se regularam exclusivamente pelo sistema de mercado uma vez que é marcado pela cultura do contexto em que se situa. Este está associado a iniciativas inovadoras e mobilizadoras da coletividade, articulando as potencialidades locais nas condições dadas pelo contexto.

O associativismo, assim como outras formas de movimentos sócias possui suas especificidades e suas características, pois existem diferenças regionais, no grau de seu desenvolvimento e de sua compreensão organização e planejamento.

O associativismo é uma prática social da criação e gestão de associações, bem como: assembleias gerais, direção, conselho fiscal, etc. O associativismo consiste na união de pessoas em prol dos mesmos objetivos, de forma organizada. O associativismo tem fortalecido a educação, sendo comum encontrar escolas constituídas de forma associativa por pais de alunos, visando maior qualidade e controle no ensino. Na forma de organização social, o associativismo é caracterizado pelo seu caráter de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação de necessidades individuais humanas nas mais diversas manifestações.

Os movimentos sociais mobilizam ideias e valores, gerando saberes e aprendizado coletivo. Esses movimentos de diferentes segmentos da sociedade, e mais especificamente as populares dadas à centralidade e seriedade deste no contexto geral dos movimentos sociais, serão exemplos básicos de agentes estruturantes das ações coletivas.

A relação movimento social e educação existe a partir de práticas de movimentos e grupos sociais. Ocorrendo de duas formas: na interação dos movimentos com instituições educacionais e no interior do próprio movimento social, dada o caráter educativo de suas ações. A relação movimento e educação foram construídas a partir da atuação de novos atores que entraram em cena, sendo sujeitos de novas ações coletivas que extrapolavam o âmbito da fábrica, ou os locais de trabalho, atuando como moradores das periferias da cidade, demandando ao poder público o atendimento de suas necessidades para sobreviver no mundo urbano.

O associativismo urbano é estruturado segundos novos padrões organizativos e outra lógica articulatória de suas ações, sendo muito diferente dos movimentos sociais. Esse tipo de associativismo é impulsionado por organizações do terceiro setor, atuando via projetos sociais específicos. Os projetos se desenvolvem segundo a dinâmica de processos da educação não formal. O terceiro setor tem significados múltiplos, sendo também uma construção histórica. O terceiro setor pressupõe uma ordem social em que há o primeiro setor, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com