TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares; Fundamentos e Metodologia de Ciências; Fundamentos da Gestão em Educação; Educação Especial; Políticas Educacionais.

NOME Angélica Cristina Pagan RA: 7930703078        

                                NOME Fabiola Denise Maciel Lázari RA: 9978021121

                                NOME Gisele Adriana Miranda RA: 9978021119

   NOME Rosangela Morelli da Silva RA: 7702666010

7º SEMESTRE

Tutora EAD–Professora Osvaldineia do Nascimento Santos Barreto.

RIBEIRÃO PRETO-SP/ UNIDADE I 2016

Objetivo do desafio

O presente projeto visa informar e instruir sobre os desafios, avanços e possibilidades que permeiam a realidade das pessoas com deficiência inseridas na escola regular, pois cada indivíduo, com ou sem deficiência, é um ser único e especial, capaz de aprender, socializar e produzir algo. Neste contexto, ressalta-se a importância da evolução do aluno com deficiência envolvida no ambiente escolar e da sua interação em sociedade. Tais aspectos promovem um melhor desenvolvimento e propiciam a melhoria de sua auto-estima. Diante do novo paradigma social, a idéia de inclusão é fruto de um momento histórico em transformação envolvendo aspectos políticos, culturais, sociais e filosóficos. A inclusão de pessoas com deficiência em diversos âmbitos da sociedade tem suscitado muita polêmica, principalmente no sistema educacional brasileiro, devido à complexidade de fatores a serem revistos para sua implantação. A educação, como parte integrante do mecanismo social, também busca de maneira gradativa privilegiar uma educação inclusiva favorecendo o movimento com base no princípio legal da “educação de qualidade para todos” e trazendo novos rumos para a sociedade. Buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional no contexto escolar.

Etapa 1

Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. O ensino deverá ser ministrado com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Os estabelecimentos de ensino e docentes terão a incumbência de articulares e colaborar com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna se obrigatório o estudo da história e cultura afra brasileira e indígena. O conteúdo programático deverá incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Os conteúdos referentes à história e cultura afro brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; adequação à natureza do trabalho na zona rural. O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e

dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade.

Esse direito é ratificado em vários outros documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9395/96, a Declaração de Salamanca, bem como o Parecer 17/2001 e Resolução N. 2 do Conselho Nacional de Educação, entre tantos outros que poderiam ser citados aqui, inclusive alguns Documentos de importância Internacional. Considerando não ser nosso objetivo analisar a legislação e sim, desafiar e pontuar as necessidades que emergem a cada dia da escola no processo da inclusão, retomamos nosso pensar sobre a questão em nosso país, que infelizmente, foi elaborada e começou a “valer” antes mesmo do importante processo de estudos das realidades regionais e das democráticas discussões em diversas estâncias da sociedade.

 

Etapa 2

Mediante este caso de inclusão na vivência profissional e considerando o ingresso cada vez maior de crianças com necessidades especiais nas escolas surge a preocupação e o interesse em aprofundar as questões relevantes que envolvem as intervenções educacionais neste processo de inclusão.

A política educacional acompanha este processo, oferecendo subsídios para fundamentar a educação inclusiva no sistema de ensino brasileiro, considerando os documentos internacionais como base para sua implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (353.2 Kb)   docx (468.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com