TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera UNIDERP- Centro de Educação á Distância- Pólo de Palmas Tocantins[pic 1]

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Titulo da atividade: O presente desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade.

Tutora á distancia:

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Hilda Carneiro Moreira RA: 358875

Karla de Moraes Basto RA: 360927

                                                                                                     

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutora á distância.

PALMAS - TO 2015

Introdução

Desenvolvimento

O que é Educação não-formal?

Primeira educação que recebemos e em casa dos nossos pais e familiares, e uma educação não formal esta fora do ambiente escolar. Pois quando nascemos já começamos se educador por diversas pessoas com bagagens de vida, ou seja, experiências de vida que as pessoas conquistam durante sua trajetória no mundo e na sociedade.

 A educação não formal e aquela que desenvolver quando nos aprendemos a socialização na família, clube, igreja, amigos, parque, entre muitos outros lugares que carregada de valores e culturas, digamos que a educação não formal onde aprendemos “no mundo da vida”. Diferente da educação formal que possui conteúdos programáticos, currículo, leis, diretrizes e só pode aprender dentro de uma ambiente escola numa sala de aula com um professor.

Na educação não formal os agentes do saberes que considerados os professores e que podemos chama também de outros nós interagimos e interagir com pais, amigos, na igreja e nossa familiares no geral.

       

     Os lugares que pode ocorre e educação não formal são os territórios que acompanha grupos de pessoas nas suas trajetórias da nossa vida, no caso locais informais que nada lembra uma ambiente escola ou sala de aula, onde acontece o processo de interação entres esses indivíduos e que uma diferenciação da educação formal que tem profissional com nível superior em determina matérias e que esta dentro do currículo educacional e das diretrizes educacionais.

E também educação não formal ou informal vai ocorre nos ambientes ou situações interativas que vai ser construída coletivamente por grupos de pessoas ao seu redor no cotidiano do individuo.  Segundo as diretrizes de dados dos grupos pode acontece por forças de algumas circunstâncias historicamente de cada um.

N a educação não formal a intencionalidade em ação, na participação, no aprender, no transmitir ou simples troca de saberes ou experiências entre as pessoas são formas de educar pessoas e prepara pra o conviver social na sociedade. E a informal funciona em ambientes espontâneos, aonde essas relações sociais vão se desenvolvendo pelos gostos, preferências.

 

 A educação não formal socializar as pessoas que vai cresce desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar, expressar com uso da linguagem oral com crenças de grupos que pertence desde seu nascimento que faz parte do processo de socialização dos indivíduos. Bem a educação não formal vai prepara e capacitar o sujeito para ser cidadão do mundo e para o mundo.

 E necessário e precisamos valoriza a educação não formal que importante para construímos uma sociedade sem injustiças e democrática. Para pode forma cidadões éticos, ativos, participativos, com responsabilidade, preocupado com universo e não com seus particularismos. E preciso da comunidade no processo de educativo na construção de novas idéias na sociedade.

O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

 

O significado de associativismo: No contexto brasileiro, associativismo vem de associação, fins e objetivos comuns ás diversas atividades econômicas, culturais e sociais, gerando assim cooperativismo participativo.

O associativo está presente em muitas áreas das atividades do ser humano, para melhora condições que visa contribuir para o equilíbrio, estabilidade social. FRAN (2002, P.1)

Bem no presente contexto do associativismo constituir história para melhorar a qualidade existência humana, ou seja, dar melhores condições de vida das pessoas em certo locais, uma troca de experiências, convivências entre as pessoas se constituem oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

No processo do desenvolvimento local é imprescindível o reconhecimento da multiplicidade e diversidade das pontecialidades humanas.  Movimentos sociais são experiências de organização popular orientadas para a articulação de esforços em torno de demandas e conquistas sociais, na construção de alternativas políticas e fortalecimento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (426 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com