TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

CAMPO VERDE-MT

13/04/2015

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Trabalho elaborado para fins de avaliação das atividades pratica supervisionada, referente à disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares l da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, sétimo semestre de pedagogia sob orientação do professor Interativo Professor ªVivian de Menezes e da professora local Karoline Barboza de Souza Lescano.

                                          CAMPO VERDE-MT

13/04/2015

SUMÁRIO

Introdução        

2. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL        

3. O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais        

4. Curso Profissionalizante gratuito        

ELETRICIDADE BÁSICA        

5. Educação não-formal e a Educação Profissional        

6. Considerações Finais        

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1. INTRODUÇÃO

  O presente trabalho apresentado sobre Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, A educação não formal envolve a formação para cidadania, pára vida em sociedade buscando seus direitos e deveres, busca a formação integral do individuo com a sociedade, a educação não formal acontece por meio de movimentos como associações, assim como o associativismo viabiliza maior participação e estreita os laços entre a sociedade organizada e o poder público, por sua vez deve ser incentivado pela prefeitura, que pode fornecer assistência técnica, administrativa e tecnológica, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, em livros revistas e sites sugeridos. A relação da  educação não formal e da profissional  designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários e a  educação profissional, a partir da passou a ser considerada complementar à educação básica, podendo ser desenvolvida em escolas, em instituições especializadas ou no próprio ambiente de trabalho.

2. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Educação não formal envolve o espaço não escolar, ou seja, fora da escola, da alfabetização de adultos e de empresas que oferecem cursos aos seus empregados, de igrejas, e as escolas que abrem o espaço para a comunidade nos fins de semana, ocorre em ambientes construídos coletivamente, com a participação dos indivíduos. Na educação não formal há uma intencionalidade de ensino em criar ou buscar determinadas qualidades ou objetivos, é transmitido pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes. A educação não-formal existe intencionalidade de dados sujeitos, em criar ou buscar determinadas qualidades ou objetivos. 

Meta na educação não formal A transmissão de informação e formação políticas e sócia cultural e ela pode se desenvolver uma serie de processos como : consciência e organização de como agir em grupos coletivos; a contribuição para um sentimento de identidade com uma dada comunidade, forma o indivíduo para a vida e suas adversidades ( e não apenas capacita-o para entrar no mercado de trabalho);resgata o sentimento de valorização de si próprio os indivíduos adquirem conhecimento de sua própria prática, os indivíduos aprendem a ler e interpretar o mundo que os cerca.

 A educação não formal envolve a formação para cidadania, pára vida em sociedade buscando seus direitos e deveres, busca a formação integral do individuo com a sociedade, a educação não formal acontece por meio de movimentos como associações, movimentos populares que visam trabalhar para mudança em sociedade e que o cidadão saiba da importância do seu valor, capacita os indivíduos para o trabalho, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades; capacitam-nos a se organizarem e de solucionar os problemas dos cotidianos. Os objetivos da educação não-formal são: educação para justiça social; educação para direitos (humanos, sociais, políticos, culturais etc.), educação para liberdade e igualdade; educação para democracia contra discriminação; educação pelo exercício da cultura, e para a manifestação das diferenças culturais.

Para o pedagogo ele pode atual tanto na formal quanto na informal, a educação não formal complementa a formal e não substitui, educação não-formal caracteriza-se por não ter a importar em desenvolver um currículo predefinido, não existe currículo pra educação não formal sendo mais flexível ela vem suprir carências no meio social.

3. O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais

Associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico auto-sustentável, é a base que liga a consciência individual e o direito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços, base de organização da sociedade, é a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes, à adoção de métodos de trabalho que estimulem a confiança, a ajuda mútua, o fortalecimento do capital humano, entre outros fatores.

 

O associativismo e o cooperativismo são conceitos que apresentam correlação às definições dos capitais: humano, social e empresarial – fatores estes fundamentais para a promoção do desenvolvimento territorial. 

O capital humano, na medida em que pressupõe o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das pessoas, pode se incorporar ao conceito do associativismo no que se refere à proposta de reunir um grupo de pessoas ou de entidades em busca de interesses comuns seja eles econômicos, sociais, filantrópicos, científicos, políticos ou culturais. 

Esse grupo de pessoas ou entidades, para alcançarem seus fins, necessita, também, de confiança, cooperação, ajuda mútua, o que nos remete ao conceito de capital social. Assim, as associações, e a forma como reúnem seus objetivos, mesmo que não sejam lucrativos, devem adotar métodos de trabalho que estimulem o fortalecimento do capital humano e social, favorecendo sua forma de organização e motivação das pessoas envolvidas. 

O cooperativismo, por sua vez, apresenta uma relação estreita com o conceito de capital empresarial ou cultura empreendedora. Em sua essência, o cooperativismo caracteriza-se por uma forma de produção e distribuição de riquezas baseada em princípios como a ajuda mútua, a igualdade, a democracia e a equidade. Desta forma, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com