TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

                             

                                 UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP           

                                 [pic 1]

                                                  PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Nome do tutor à distância: Maria Clotilde Pires Bastos

Tutora: ANA MARCIA DA SILVA COSTA

              Alexsandra Batista dos Santos                                     373851

              Lidiane Cléia Bezerra da Silva                                    381416

              Rejane Ferreira da Silva                                              395469

              Maria Cristiane do Nascimento          386163

                                                     Caruaru-PE

                                                             2015

SUMÁRIO


Introdução----------------------------------------------------------------------------------------- 03
Etapa 1 : Educação não formal------------------------------------------------------------------04
Etapa 2: Associativismo--------------------------------------------------------------------------06

Etapa 3:Educação profissional no Brasil-------------------------------------------------------07

Etapa 3.1 situação didática que envolva o público-alvo da educação não formal no brasil.-----------------------------------------------------------------------------------------------08

Etapa 4 :Quais são o  as possíveis contribuições da educação não formal no cotidiano da sociedade atual?---------------------------------------------------------------------------------- 09
Considerações Finais ---------------------------------------------------------------------------- 12
Referências --------------------------------------------------------------------------------------- 13

     INTRODUÇÃO

Nossa ATPS de Educação Profissional em Ambientes Não Escolares, nos traz conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim, estabelecidos no dia a dia. Neste texto pontuaremos a ação da educação nãoformal e a possibilidade desta ação na sociedade, Educação não formal são as atividades ou programas organizados fora o sistema regular de ensino, através da proposta do programa de escola aberta, passando por argumentos como: a necessidade da utilização do espaço escola em momentos extraescolares e partindo de que esta utilização se dá de forma pensada e organizada com objetivos educacionais bem definidos pela e para a comunidade, se caracterizando uma educação nãoformal.

     A Educação não formal vem tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo isso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social. Compreendemos que o espaço da educação não formal, não possui uma forma ou característica específica e ainda que sua metodologia dependa do contexto em que se insere, contudo ao valorizarmos o espaço formal de maneira a entender que este pertence à comunidade.

       Consideramos também a escola um espaço de atuação da educação não formal. Diante de um contexto de uma sociedade falha quanto às necessidades básicas do ser humano, com relação às questões sociais, culturais e econômicas é que se verifica a demanda desta ação não formal em nossa sociedade. Podemos considerar que a necessidade desta prática educativa não formal é a consequência de uma sociedade desigual e injusta que promove e produz esta demanda e é em contradição ao desenvolvimento desta sociedade que devemos enquanto educação não formal atuar. Para tanto esta prática deve acontecer de forma compromissada com a defesa dos direitos humanos, a partir de ações educativas políticas que levem os sujeitos deste modelo de educação a refletirem seus contextos, conscientizarem sobre ele e transformá-lo.

Etapa 1

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

A educação não formal é voltada para questões que dizem respeito ao dia a dia dos participantes. A educação não formal tem como característica não se importa em desenvolvimento de currículos predefinidos, mas usa-se de princípios baseados em interesses, necessidades e desejos das pessoas.

As práticas da educação não formal se desenvolvem usualmente extramuros escolares, com atividade organizada e estruturada de maneira flexível, realizada fora do quadro do sistema formal de educação, nas organizações sociais, nos movimentos, nos programas de formação sobre direitos humanos, cidadania. Para promover determinados tipos de aprendizagem voltados para o campo educacional, a grupos específicos de uma população, sejam adultos ou crianças.

A Educação não formal é entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas estabelecidas no cotidiano. Essa educação difere da Educação formal, aprendida institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos.

Hoje temos a cidadania como o objetivo principal na educação não formal, quando aplicada ao meio social. Portanto a educação não formal é um campo de conhecimento em construção. Analisa-se como ocorre a mediação deste processo educativo com a escola por meio da participação da sociedade civil organizada em estruturas colegiadas de interação entre as escolas e o território que a circunda. Buscam-se as aprendizagens que acontecem das interações geradas pelo processo participativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (387.1 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com