TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIELLI  RODRIGUES MARIN                                               RA: 4514621833

CRISTIANE DA CONCEIÇÃO ROCHA  MOMESSO               RA: 4523859899

GISELE ROCHA DE OLIVEIRA                                                   RA: 4300065512

MAIARA THALITA RIBEIRO AVANTE                                     RA: 5570152879

                                               

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Educação Não-Formal e Educação Profissional

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Profª Adriana Tonato Camarotti.

BAURU-SP

2015


Sumário

INTRODUÇÃO        2

O que é Educação não-formal ?        3

O que é Associativismo e qual a sua relação com os projetos sociais ?        5

Situação Didática        6

Quais são as possíveis contribuições da Educação não-formal no cotidiano da sociedade atual ?        8

Imagens de Projetos Sociais : A Educação não-formal no dia-a-dia da sociedade        9

Considerações Finais        10

Referências Bibliográficas        11

Introdução

Nesse trabalho apresentaremos uma breve reflexão sobre o que é educação não formal e também algumas de suas contribuições para a sociedade e seus benefícios na formação do cidadão.

 A mudança no mundo contemporâneo, abre novos saberes através da Educação não-formal, no qual a sociedade vai em busca de conhecimentos, através das oportunidades oferecidas por programas sociais, cooperativas, ONGS entre outros,  que vai além dos muros escolares.

Nesta ATPS veremos conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende compartilhando conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, estabelecidos no dia-a-dia.

Pode-se dizer que a educação não-formal é como sendo todo o aprendizado ao longo da vida do ser humano. Este tipo de educação caracteriza-se pela espontaneidade, a ausência de objetivos educativos não ocasionando qualquer tipo de sistematização e organização.

O que é Educação não-formal ?

No passado se designava por educação não formal, aquela que se ensinava e era repassado fora da escola, hoje assumimos que a educação não formal se distingue da educação formal, a maneira como é organizada sua estrutura e o reconhecimento e qualificações que este tipo de ensino requer.

A educação não formal é um processo de aprendizagem social com atividades fora do sistema de ensino formal, o reconhecimento deste tipo de educação vem sendo divulgado através de programas educativos e seminários.

A educação não formal se baseia na motivação do cidadão e ela é voluntaria, o cidadão que procura deste tipo de educação, pois diferentemente da educação formal que faz avaliações para reconhecer o aprendizado, na educação não formal o sujeito não é avaliado, ele compartilha seus conhecimentos com o grupo, muitos benefícios são trazidos ao cidadão que sai em busca desta educação.

Entre os objetivos da educação não formal estão as regras de relacionamento as condutas sociais, respeito e reconhecimento em relação ao outro, aceitação cultural de cada individuo na sociedade de maneira que o prepare para relações interpessoais e cotidianas.

Um processo de aprendizagem, estruturado com atividades e projetos sociais em espaços, da comunidade fazem parte da educação não formal para que possa colaborar com a formação do cidadão.

Podemos definir a Educação Não Formal como uma educação organizada e sistemática que geralmente se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.

Educação não Formal é conhecida como  processos educacionais fora do sistema regular de ensino, isso quer dizer que não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. O conteúdo é definido à partir  das necessidades das pessoas envolvidas .

As atividades da Educação não formal possuem objetos claros e bem definidos, mas são organizadas e estruturadas de maneira flexível, podendo ser considerados como um complemento à Educação Formal. De maneira geral a Educação não formal pode ser oferecida, por instituições de ensino formal e também por organizações sociais com programas educacionais de alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida e para o trabalho além de cultura geral.

         O que caracteriza a Educação não Formal é uma educação que o maior interesse esta em quem aprende, pois tem grande influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado, é marcada pela flexibilidade e a prática  relacionada com o contexto local dos participantes.        

Nos últimos anos, a Educação não Formal vem se caracterizando com propostas de trabalho relacionadas  a camada mais carente da população, sendo promovidas pelo setor público ou idealizadas por diferentes segmentos da sociedade civil, e as vezes em parceria, com o setor privado, entre eles  grupos religiosos,  ONGs  e também algumas instituições que mantem parcerias com empresas.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (474.6 Kb)   docx (368.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com