TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a Distância Vale a Pena?

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s): BRUNA SCHRODER GIACIANI RA: 1629777

POLO SANTO ANDRÉ

2016

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSORES: Eliana Delchiaro e Renato Bulcão

Educação a distância vale a pena?

De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em número de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a Distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008 havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, com 786.718 matriculados segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. Fonte: Nova Escola, acesso virtual. Os dados da Nova Escola são grandiosos e nos apontam significativas mudanças na educação. Já estamos vivendo cursos híbridos, ou seja, com um percentual presencial e outro a distância. Em um futuro recente, essas duas modalidades estarão cada vez mais próximas. Agora é a vez do grupo! Vocês, nossos(as) alunos(as), em breve estarão na sala de aula como docentes. Então, imaginem-se no futuro como professores que estarão em um Chat com candidatos a um curso de Pedagogia em EAD. Nesse exercício, pensem que estarão refletindo com futuros candidatos e respondam às questões a seguir.

  1. Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD?

R: Sim. Um aluno que está ingressando no EaD, pensa como será assistir as aulas pela tela do computador sem poder sanar possíveis dúvidas que surgirem? Pois bem, na verdade as tele aulas são sempre bem esclarecedoras, apesar de existir um material, tanto impresso quanto on line de apostilas que também irão auxiliar nos estudos, você terá um Tutor a sua disposição para enviar dúvidas por e-mail, e sempre que quiser, poderá agendar um dia com ele no seu polo, se não estiver totalmente satisfeito com os esclarecimentos informado no e-mail.

  1. Aconselhariam a abandonar a ideia de um curso a distância? Por quê?

R: Não. De forma alguma. Existem muitas vantagens de cursar um ensino a distância e algumas delas são: montar a própria rotina de estudos, dedicando-se ás aulas nos horários mais convenientes, economizar tempo e/ou dinheiro para, por exemplo, se deslocar até a instituição de ensino todos os dias e poder pagar um valor acessível para enfim ter uma formação.

  1. Falariam para eles o que funcionava bem “na época de vocês” que poderia ajudá- los?

R: Os cursos a distância, assim como os presenciais, exigem bastante do aluno, porém se organizar e atentar-se sempre ao calendário acadêmico para um melhor desempenho é muito funcional. Aquela história de estudar somente um dia antes da prova, esquece, mesmo porque o ensino a distância te “força” a estar sempre aprendendo, pesquisando e se informando melhor sobre determinado assunto ou matéria. Isso com certeza vai auxiliá-lo nas provas.

  1. Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo?

R: Primeiramente você deve amar o que está cursando para ser um profissional brilhante. Aproveite todas as oportunidades que o curso lhe oferece, assista palestras sobre o seu curso, converse com profissionais da área, vá a encontros de suas antigas instituições de ensino, leia livros indicados e outros que estejam relacionados ao curso, faça visitas em editoras de livros e busque profissionais que possam dar dicas interessantes que irão acrescentar muito na sua formação e sempre busquem mais, sabedoria nunca é demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com