TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância vale a pena?

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Educação a distância vale a pena?

  1. Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD?

Com certeza conselhos não faltam. Primeiramente, se no seu ponto de vista acha que estudar a distância é sinônimo de facilidade, de que não haverá necessidade de esforços, nem disciplina, deve descartar de imediato essa ideia. Existem regras, prazos e muitas outras questões, exige atenção redobrada. Segundo, embora não haja um local físico determinado com horários restritos, não significa que não precisará dispor de tempo, a diferença será apenas a flexibilidade nos horários. Deverá haver organização, cumprir o calendário, apresentar os trabalhos, manter-se atualizado e principalmente com foco em cada disciplina, em cada período.

  1. Aconselhariam a abandonar a ideia de um curso a distância? Por quê?

Ninguém opta por um curso a distância por capricho, embora cada um tenha um motivo diferenciado, todos possuem um objetivo. Com base nessa interpretação, não aconselho a abandonar o curso e sim, a analisar antecipadamente o curso a ser escolhido, isso sim convicto da opção escolhida, conseguirá ultrapassar qualquer dificuldade.

  1. Falariam para eles o que funcionava bem ¨ na época de vocês ¨ que poderia ajudá-los?

Tudo que pode ser dito e aproveitado, deve ser compartilhado. O que funciona bem hoje certamente estará ultrapassado futuramente, substituído por itens modernos, porém, hoje o 0800 é uma opção interessante para auxiliar nas dúvidas, as tele aulas com professores dinâmicos também é uma opção, que em conjunto com caneta e papel funciona bem. A internet vista com olhar educativo nos oferece várias informações importantes, possibilidade de pesquisas instantâneas, interatividade com outros alunos e outras ferramentas. Porém, o que funciona bem e sempre vai funcionar, independente do tempo é, manter-se aberto para novos conhecimentos, para novas oportunidades.

  1. Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo?

Excelente pergunta. Viva a pedagogia. Traga para a sua vida os exemplos das disciplinas, aplique no seu dia a dia. Assista filmes e palestras sobre as disciplinas, leia livros, tudo isso ajuda a compreender melhor o conteúdo da vídeo aula e da apostila. Tenha um dicionário por perto e nunca tenha receio em questionar, de buscar a resposta para as suas dúvidas.

Educação a distância vale a pena?

Começo afirmando que a educação a distância vale a pena sim. É fato, nos últimos anos houve um aumento impressionante no que diz respeito à educação a distância, é notório o constante crescimento e desenvolvimento, sendo aperfeiçoado a cada dia, criando cada vez mais oportunidades, colocando na vida das pessoas e nos currículos o tão desejado curso superior. Oferece muitas vezes novas oportunidades de trabalho e proporciona satisfação pessoal. A educação a distância oferece aos alunos o mesmo saber e qualidade do ensino presencial, sejamos mais audaciosos, a educação a distância pode oferecer mais, mais aprofundamento do que o ensino presencial, principalmente se levar mos em consideração que o resultado final positivo depende muito do próprio aluno, do interesse em aprender. É necessário correr atrás das respostas, muitas vezes questionar a si mesmo sobre o que entendeu. Enquanto na sala de aula o professor presencial auxilia, esclarece, orienta, no ensino a distância isso é buscado pelo aluno muitas vezes através de outros recursos, essa atitude estimula a conhecer mais o assunto abordado. Somente com esses dizeres já é possível afirmar que vale a pena, mas, vamos prosseguir com alguns fatores interessantes e que deve ser considerado, o planejamento do seu tempo, a disponibilidade de estudar cada disciplina com um método próprio que lhe permita absorver o máximo de cada aula. Poder estudar num local que sinta se bem, sem a limitação de uma sala de aula, oportunidade de pausar e retomar quando quiser, respeitando os seus limites e possibilidades. Enfim, as vantagens são inúmeras e tudo que é realizado com consciência e dedicação, vale a pena!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com