TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância vale a pena?

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Educação a distância vale a pena?

De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em número de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a Distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008 havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, com 786.718 matriculados segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas.

Fonte: Nova Escola, acesso virtual.

Os dados da Nova Escola são grandiosos e nos apontam significativas mudanças na educação. Já estamos vivendo cursos híbridos, ou seja, com um percentual presencial e outro a distância.

Em um futuro recente, essas duas modalidades estarão cada vez mais próximas.

Agora é a vez do grupo!

Vocês, nossos(as) alunos(as), em breve estarão na sala de aula como docentes. Então, imaginem-se no futuro como professores que estarão em um Chat com candidatos a um curso de Pedagogia em EAD. Nesse exercício, pensem que estarão refletindo com futuros candidatos e respondam às questões a seguir.

1) Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD?

R: Sim, o EAD requer um comprometimento ainda maior que o curso presencial, exige uma autonomia, pois você é quem faz seus horários. Não significa que é mais fácil e sim que o aluno pode estudar do seu jeito, aderindo sua rotina ao tempo que tem para estudar, o que é algo bem difícil, mais uma das melhores opções para os dias atuais pois se tem maior conforto estando em casa maior parte do tempo.

O principal conselho é se motivar, estudar, ler e compreender o material didático. Ter uma rotina de estudos buscando sempre se manter atualizado com conteúdo de sites, livros, filmes, artigos, etc. Não apenas as apostilas e livros oferecidos pela faculdade. Se possível estudar todos os dias e não deixar nada para última hora.

2) Aconselhariam a abandonar a ideia de um curso a distância? Por quê?

R: Não aconselharia a abandonar a ideia de um curso a distância, pois o EAD traz algumas facilidades para quem deseja voltar a estudar ou disponibiliza de pouco tempo e recursos. Um curso sendo à distância ou presencial é muito importante, ambos tem vantagens e desvantagens, sempre vai haver dificuldade tanto em um quanto em outro.

3) Falariam para eles o que funcionava bem “na época de vocês” que poderia ajudá- los?

R: Sempre funcionou bem para mim, o acesso à tecnologia, o 0800 gratuito, aplicativos de celular. Esses tipos de tecnologia sempre fizeram com que o acesso de alunos e professores sejam bem mais fáceis, e rápidos.

4) Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo?

R: Não existem truques, existe emprenho e disciplina, interesse. Gaste o tempo que tem disponível estudando, pesquisando, lendo. Não se limite ao conteúdo dado pela faculdade, vá além, se atualize, veja filmes, leia outros livros. Seja persistente, disciplinado, queira realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com