TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distancia vale a pena ?

Por:   •  14/11/2016  •  Artigo  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VALE A PENA?

A busca por uma educação além do limite espaço-tempo, que visa transformar e evoluir o processo tradicional de aprendizagem, é uma das propostas do método de Educação a Distância (EaD). A Educação a distância facilita a especialização de grande maioria das pessoas que dispõem de pouco tempo livre e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, sendo uma modalidade de aprendizado em que a comunicação se dá em tempos e locais distintos. Devido a isso, são necessárias tecnologias avançadas para atender às necessidades de alunos, professores e tutores.

Alguns benefícios dessa modalidade são: acessibilidade, flexibilidade, redução dos custos, inclusão social; neste contexto observamos que a acessibilidade ao ensino a distância promove a ampliação dos métodos de ensino e reduz as barreiras de acesso a cursos superiores, pois alunos que não possuem instituições de ensino superior em suas cidades podem fazer um curso sem necessidade de deslocamento; e a flexibilidade auxilia o aluno com o horário e local que for melhor para ele; já a redução de custos eliminam os gastos de locomoção que o aluno teria em um curso presencial e, em geral, são mais baratos que os presenciais; a Educação a distância inclui socialmente promovendo uma democratização do ensino ao romper as barreiras sociais, culturais e econômicas.

Os alunos de cursos a distância têm uma formação adaptada à atualidade, com a utilização de tecnologias e recursos multimídia para promover o ensino, ou seja, pelo ambiente virtual o aluno vai progredindo conforme o seu próprio ritmo, facilitando assim a aprendizagem. E o melhor de tudo da EaD é a promoção e propagação do ensino, buscando sempre disponibilizar o conhecimento para todos.

No Brasil o ensino a distância está em pleno crescimento, mas há ainda aqueles que duvidem do método por pura falta de conhecimento e informações. Na hora da escolha deste método é preciso levar em consideração: a metodologia de ensino, as tecnologias disponíveis, material didático, entre outros. A educação a distância vale a pena sim, pois além de tudo isso, possibilita o aperfeiçoamento e atualização profissional.

Atualmente o ensino à distância oferece ao professor um novo desafio: o seu método de ensino deve ir ao encontro das necessidades e expectativas dos vários participantes. O professor deverá compreender as capacidades e necessidades dos estudantes, sem o contato pessoal e a experiência direta de trabalho com os participantes do curso.

Nesta perspectiva a EaD surge de forma intensa e fugaz, no cotidiano atual, em diferentes níveis e cenários educacionais. Isso faz com que todas as partes envolvidas (alunos, professores, gestores educacionais, entre outros) podem participar e dialogar de qualquer lugar e a qualquer hora, e sempre conectados.

O curso AeD tem a mesma dificuldade que um curso presencial, engana-se quem pensa que é mais fácil estudar a distância, é a mesma dificuldade, assim como a responsabilidade necessária para se formar. Exatamente como no ensino presencial, você está dentro de uma escola, só que no modelo virtual. Do mesmo jeito, existem regras, compromissos, prazos e, em alguns casos, até horários a serem cumpridos.

Ressalta- se que a modalidade AeD exige esforço e dedicação pois o aluno precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com