TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância vale a pena?

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Educação a distância vale a pena?

  1. Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD?

O ensino a distância nos proporciona muitos benefícios como a flexibilidade de horários e a possibilidade de assistir as aulas quantas vezes for necessário para o entendimento. Mas para que vocês possam ter êxito nos estudos é necessário disciplina e organização, bem como conhecimento na área de informática. O uso e o acesso à internet é imprescindível.  Não deixem os estudos para a última hora, bem como a postagem de trabalhos, pois o site pode ficar congestionado nos últimos dias e sair do ar. Assistam sempre as teleaulas antes de responder os questionários das matérias. Também é necessário que fiquem atentos ao calendário e aos prazos das disciplinas para que possam atingir a nota máxima no AVA.

  1.  Aconselhariam a abandonar a idéia de um curso a distância? Por quê?

Não, porque as instituições de estudos a distância (EAD) são tão válidas quanto às instituições presencias, desde que tenha seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. É uma alternativa viável para as pessoas que queiram fazer uma graduação, mas que não tenham disponibilidade de frequentarem uma sala de aula com horário fixo. O ensino a distância tem os mesmos desafios ou até maiores do que a graduação presencial, a diferença é que vocês não terão horário de entrada e saída das aulas, essas ficarão disponíveis por um período para serem assistidas no tempo em que vocês puderem e outra vantagem é ser mais acessível financeiramente. O curso a distância é uma ótima opção para alunos que tenham disciplina, organização, autonomia, comprometimento e força de vontade.

  1. Falariam para eles o que funcionava bem “na época de vocês” que poderia ajudá-los?

É imprescindível na educação a distância que o aluno tenha disciplina e organização, bem como planejamento com horários. É preciso estar sempre atentos ao calendário e ter uma rotina de estudo, participar dos fóruns, chats, e trocar o maior número de informações possíveis nos ambientes virtuais. É necessário também ter conhecimento de informática e possuir acesso facilitado e de qualidade à internet. Na nossa época, nós assistíamos as teleaulas, realizávamos os questionários e atividades teleaulas e sempre recorríamos às apostilas.

  1. Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo?

O curso de pedagogia possui material rico em informações e conteúdo. Em todas as disciplinas e unidades tem um item “Saiba Mais”, lá você encontrará material complementar para leitura e até mesmo indicações de filmes que agregam conhecimento. Outro truque importante é realizar o estágio assim que a disciplina já esteja disponível, sendo assim o futuro pedagogo pode assimilar na prática o que está aprendendo na teoria.

Educação a distância vale a pena?

Educação a distância (EaD) é definida como uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com