TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

Características do educando da Educação de Jovens e Adultos

As características dos alunos da EJA são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças. Pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada.

Alguns desses motivos são:

- Reprovação e evasão: De acordo com o QEDU (Qualidade de educação) em 2014 a taxa de reprovação 12,2% e de abandono foi maior no Ensino Médio.

- Desmotivação: Vários alunos desistem de estudarem, pois perdem o interesse pelas aulas e só acabam retornando tempos depois, quando entendem a importância dos estudos.

- Trabalho: A dificuldade de conciliar o trabalho com a escola faz com que os jovens mudem para turma da EJA no período noturno.

- Distância da escola: Isso acontece mais com os alunos na zona rural, onde a distância passa ser mais um empecilho para que sigam estudando.

- Vulnerabilidade: Muitos alunos enfrentam problemas como a pobreza extrema, o uso de drogas, a exploração juvenil e a violência. Assim com todos esses problemas a educação não é prioridade para eles, com isso os leva ao abandono da escola.

- Decisão do Gestor: Nesse caso os diretores empurram os alunos considerados problemáticos para as turmas da EJA. Essa atitude é reprovada, pois é como reconhecer a EJA como algo menor e sem importância.

A identidade do aluno da EJA apresenta uma diversidade muito grande porque são alunos trabalhadores na sua grande maioria, sem tempo para estudar e com autoestima baixa. Ao chegar à escola, encontra-se com diferentes culturas, religiões, etnias, e crenças, isso às vezes faz com que eles não consigam socializar-se e continuar os estudos, ou seja, esses alunos são diferentes entre si, tanto que diz respeito aos seus ciclos de vida. São alunos que têm uma cultura própria. Contamos com as ações da EJA para o crescimento mental e profissional de cada um deles.

Para isso devem ser tomadas medidas necessárias para um desenvolvimento melhor da EJA, tem que haver mais valorização aos professores, pois o educador é um grande mediador entre o aprendizado e o educando e melhores didáticas, lembrando que dar aula para os adultos é diferente de dar aulas para crianças, é preciso buscar a realidade do aluno para lhe fornecer uma educação de qualidade.

Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos e seus objetivos

- Práticas Educativas: Com objetivo de transformar e aperfeiçoar os conhecimentos.

- Objetivos Didáticos: referir-se a conteúdos de diferentes naturezas.

- Conteúdos relacionados à língua portuguesa: Com o objetivo que o aluno domine instrumentos básicos da leitura e que lhe permita atuar com a cultura letrada do mundo em que se vive.

A educação de Jovens e Adultos tem como finalidade permitir que pessoas adultas que não possuíram oportunidade de frequentar a escola em sua idade convencional possa retomar seus estudos assim recuperando todo o tempo perdido.

O nosso primeiro objetivo de trabalho para a Educação de Jovens e adultos é desenvolver com o educando a alfabetização, é importante que pensemos no conceito de educação para essa modalidade de ensino sabemos que a maioria dessas pessoas têm fome de ler e vontade extrema de aprender.

O objetivo geral do plano de aula a ser desenvolvido com os alunos é que:

- Possuam acesso a outros graus de ensino básico, ou seja, tenham para si outras oportunidades de desenvolvimento cultural.

- Programá-los ao mundo de trabalho, mas não com conhecimentos básicos e sim com condições de desempenho e participação na riqueza a ser produzida ( no trabalho a ser desenvolvido).

Entre os objetivos específicos da Educação de Jovens e Adultos está a preparação para o mercado de trabalho.

Em qualquer das ocasiões desta modalidade de ensino é necessário suprir a situação de carência, a fim de compensar de alguma forma a qualidade de instrução.

O objetivo de desenvolver o plano de aula acima é que os alunos sejam capazes de demonstrar seus limites, analisar aspectos ideológicos ao publico e situar a necessidade de uma reestruturação na forma de ensino.

Qual a contribuição de Paulo Freire para a EJA?

Paulo Freire foi um dos maiores educadores brasileiros e teve muita referência no exterior. Ele nasceu em 1921, no Estado de Pernambuco, conseguiu se formar em Direito, mas abandonou a advocacia logo na primeira causa.

O método de Paulo Freire nasceu em 1962, onde propôs que os processos metodológicos para a alfabetização de adultos vá além das técnicas e centrem-se em elementos de conscientização. Ele criticava o sistema tradicional da educação, o qual ensinava a leitura e escrita em forma de cartilha, onde predominava a repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçada. Esse sistema foi criado para que atendesse as necessidades concretas da sociedade, para isto elaborou uma proposta para a conscientização de alfabetização de adultos, cujo causa básica era a leitura do mundo e as experiências do educando, desta forma sua proposta de alfabetização partiam da realidade de vida do aluno para o aprendizado da técnica de ler e escrever, um método bastante interessante e estimulante independente ao nível de escolaridade.

O método Paulo Freire chamava a atenção dos educadores e políticos da época, pois seu método acelerava o processo de alfabetização de adultos e tinha como ponto fundamental as palavras geradoras (palavra que esteja presente no cotidiano do aluno), sendo assim podemos dizer que seu método consiste em três etapas: Etapas de investigação – busca das palavras mais significativas para os alunos (palavras geradoras); Etapa de Tematização – seleção dos temas geradores e palavras geradoras e Etapa de Problematização – busca por uma visão crítica do mundo.

Em janeiro de 1964 foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo o Brasil de Programas de Alfabetização de Paulo Freire.

A alfabetização e a educação de adultos deveriam partir sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com