TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  28/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 15

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.

No começo do século XX com o desenvolvimento industrial é possível perceber uma lenta valorização da EJA.

Com o processo de industrialização a população rural migrou para  a cidade com o intuito de melhorar a vida, iniciou-se uma mudança de postura e interesses da elite em relação à formação do trabalhador houve a necessidade em ter a mão de obra especializada foi ai que surgiu algumas escolas criadas para capacitar jovens e adultos. 

A necessidade de aumentar a base eleitoral favoreceu o aumento das escolas de EJA, , Freire foi o responsável em organizar e desenvolver um programa nacional  de alfabetização de  adultos, porém com o golpe militar o trabalho de Freire foi visto como ameaça ao regime ; assim a EJA volta a ser controlado pelo governo que cria o MOBRAL

Muitos programas surgiram para a alfabetização de jovens e adultos  mais nenhum se manteve devido a golpes políticos.

2. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos? Em seguida, pesquise na internet, quais são as características dos programas vigentes que oferecem educação aos Jovens e Adultos, no Brasil.

Foi considerado um período áureo porque aconteceram inúmeras iniciativas políticas tais como: a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP; a criação do INEP, incentivando e realizando estudos na área; o surgimento das primeiras obras especificamente dedicadas ao ensino supletivo; lançamento do CEAA  Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, através do qual houve uma preocupação com a elaboração de material didático para adultos .

3. Paulo Freire é mundialmente conhecido por sua luta para que a educação fosse um processo transformador e não apenas reprodutor de ideias. A partir dos estudos realizados no módulo, caracterize o Método de Alfabetização proposto por ele.

Paulo Freire estimulou a inclusão do adulto no contexto social e político, mediante a discussão de suas experiências, suas idéias surgiram na década de 50 onde existiam milhões de analfabetos onde eram limitados.

Paulo Freire,  propôs que o educador e educando em sala de aula aprendam juntos, a diversidade pode contribuir para o dinamismo da aula, para despertá-lo do interesse, da atenção e do envolvimento, garantindo a todos a possibilidade de se expressar sobre aspectos da realidade, aprendendo melhor aquilo que temos interesse em conhecer. 

4. O método de alfabetização utilizado no programa Mobral apresentava características parecidas com o proposto por Paulo Freire. Elabore um quadro comparativo evidenciando os principais aspectos de cada proposta.

MOBRAL

MET. PAULO FREIRE

OBJETIVOS

Objetivo de erradicar o analfabetismo do Brasil em dez anos.

o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”.

 Habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador.

        

UNIDADE 2

FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA

  1. Leia o trecho abaixo

“Muitos continuam não tendo acesso à escrita e leitura, mesmo minimamente; outros têm iniciação de tal modo precária nestes recursos, que são mesmo incapazes de fazer uso rotineiro e funcional da escrita e da leitura no dia a dia.”

 A conquista das habilidades de leitura e escrita é fundamental para a inserção do indivíduo na sociedade; você já imaginou a sua vida se não soubesse ler e escrever? Reflita sobre esta condição, argumentando sobre a importância da EJA para os indivíduos.

Não consigo me colocar no lugar de uma pessoa que não esteja alfabetizada, deve ser extremamente difícil  nos dias atuais alguém não saber ler.

O ensino da EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento e devolve a esse aluno uma auto-estima que transforma o meio onde esse individuo vive, trazendo um olhar ativo e curioso desse aluno.

  1. A EJA possui algumas funções especificas que foram apresentadas nesta unidade. Cite cada uma, caracterizando-as.

A função da EJA é levar o indivíduo a reconhecer os direitos civis no meio social.

Função reparadora:  Que não se refere apenas à entrada dos jovens e adultos no âmbito dos direitos civis, pela restauração de um direito a eles negado, o direito a uma escola de qualidade, mas também ao reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante.

 Função equalizadora:  Relaciona-se à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social.

 A eqüidade é a forma pela qual os bens sociais são distribuídos tendo em vista maior igualdade, dentro de situações específicas. Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.

        Função qualificadora:  Se refere à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (373.2 Kb)   docx (472.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com