TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO GOIÂNIA-CENTRO

PEDAGOGIA

 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Atividades Práticas Supervisionadas

Alunos:

Dayane Ritielle R. de Oliveira. R.A: 432559

Luciária Almeida da Silva. R.A: 417758

Ludmila Oliveira Santana. R.A: 412576

Núbia Rodrigues Barbosa. R.A: 434874

Viviana Dutra: R.A: 1299293586  

                                                                                     Tutor à distância: Vivian de Menezes

Goiânia

Outubro de 2015

Introdução

 

A escola, enquanto instituição social tem diante de si um dos seus principais objetivos: construir o espírito de cidadania e desenvolver habilidades na preparação de um indivíduo atuante, capaz de resolver problemas e enfrentar desafios. Sobretudo, quando sua demanda é de jovens e adultos inseridos na sociedade de forma passiva, muitas vezes excluídos, e considerados analfabetos funcionais, por não terem conquistado a autonomia necessária a sua emancipação política. É da responsabilidade da escola traçar objetivos coerentes e eficazes para atender as especificidades desta clientela

Características do educando da Educação de Jovens e Adultos

         Os aspectos históricos de desigualdade são marcantes até mesmo na educação, existe perfil daqueles mais marginalizados na sociedade como os negros, migrantes, trabalhadores braçais. Para reparar a desigualdade na educação criada pela sociedade foi fundada a EJA (educação de jovens e adultos) a função da EJA é de suma importância para o crescimento psicossocial desses sujeitos. Considerando a educação “direito de todos e dever do Estado”, cabe à mesma, pelas politicas publicas proporcionar a diminuição das desigualdades não somente no campo da equiparação na distribuição de renda, como também na oferta de conhecimento para os que foram socialmente excluídos na sociedade moderna.

           Apesar de todo investimento realizado pelo governo na implementação do EJA, os resultados nem sempre são os esperados, principalmente porque os jovens e adultos querem rapidez na conclusão do curso, sendo que existem algumas razões que os impedem de concluir o curso porque geralmente o estudante do EJA não tem tempo para frequentar um curso regular e já possuírem conhecimentos prévios dos conteúdos básicos, geralmente trabalham em longa jornada para depois irem à escola dificultando a permanência.

          Segundo Emília Ferreiro o educador de jovens e adultos deve ensinar de acordo com os conhecimentos que os alunos têm, chegando a conclusão que não é recomendável montar uma língua artificial para ensinar a ler e escrever.

           

Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos

          Os objetivos gerais da educação de jovens e adultos é fazer com que o educando consiga dominar a leitura e escrita que tenha noção do meio em que vive  de sua cultura, direitos e deveres perante a sociedade.

         A LDB Lei n.º9.394/96 prevê que a educação de jovens e adultos se destina àqueles que não tiveram acesso (ou não deram continuidade) aos estudos no Ensino Fundamental e Médio, na faixa etária de 7 a 17 anos, e deve ser oferecidas em sistemas gratuitos de ensino, com oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características, interesses, condições de vida e de trabalho do cidadão.

          O adulto já vem para escola com domínio da leitura e da escrita, das operações básicas e de alguns conhecimentos sobre natureza e sociedade que compõe as disciplinas curriculares.

       O objetivo da Educação de Jovens e Adultos é que eles dominem a leitura e a escrita, consiga desenvolver as quatro operações e tenham noções do meio em que vivem da sua cultura, direitos e deveres perante a sociedade.

       Na disciplina de matemática se estuda números e operações numéricas, medidas, geometria e introdução a estatística. Das regras do sistema decimal de numeração utilizando as quatros operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) são essenciais nesse nível de ensino e vai além de saber fazer cálculo com lápis e papel.

       A compreensão dos sentidos das operações fundamentais inclui os seguintes aspectos:

  •  Reconhecer, em situações reais a utilidade das operações.
  •  Reconhecer as regularidades que caracterizam as operações.
  •  Identificar as relações que existem entre elas.
  •  Perceber o efeito que as operações produzem sobre os números.

             Nas disciplinas de Estudos da Sociedade e da Natureza, utilizar conhecimento da vida do próprio educando para trabalhar as dificuldades por eles encontradas como no sentido de inferioridade e incapacidade, assumindo o papel de cidadão consciente dos seus direitos e deveres perante a sociedade.

       Os jovens e adultos já vem com uma noção de sexualidade, mas sempre tem dúvidas em alguns conceitos sobre o assunto, dando assim oportunidade do professor trabalhar o tema através de debates, e trabalhos com pesquisas. O professor deve trabalhar temas como saúde, natureza, consciência do próprio corpo, ser humano e meio ambiente, produção dos espaços rurais e humanos, trabalhos e tecnologia e empregos, cidadania e participação..

Qualidade de intervenção do formador em atuação na EJA

          A educação de jovens e adultos não é apenas um processo inicial de alfabetização. A EJA resgata e incentiva o aluno a se transformar em um leitor das diversas linguagens visuais e, paralelamente, contribui com o resgate da importância da cidadania e do trabalho.

        A educação é a forma de alcance para o exercício da cidadania na sociedade que vai se impondo cada vez mais em tempos de grandes mudanças e processos produtivos. Cada vez mais o mercado de trabalho exige formação e só o conhecimento básico não proporciona essa qualificação na formação, o EJA é um grande divisor de água na vida de pessoas que precisam abrir-se para o mundo e mostrarem voz  , ela possibilita ao individuo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extraescolar e na, própria vida, possibilitar um nível técnico e profissional mais qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com