TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  23/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Para atender as pessoas que por motivos diversos interromperam sua trajetória escolar foi criada a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo uma modalidade da educação básica destinada basicamente a pessoas jovens e adultas, principalmente da classe trabalhadora que em algum momento da vida abandonou os estudos, visando com essa modalidade levar educação a todos como prevê a legislação.

Sabe-se que essas pessoas trazem consigo suas experiências e desta formas seus saberes adquirido ao longo dos tempo, esses indivíduos normalmente encontram-se à margem do acesso aos bens culturais, sociais, econômicos e de direitos. Assim a volta para a escola constitui uma possibilidade de aquisição do conhecimento formal, com uma efetiva escolarização.

A gestão escolar tem um grande desafio para garantir o acesso e a permanência destas pessoas no âmbito escolar tendo em vista todas as dificuldades que a mesma encontra para exercer seu direito a educação, como por exemplo, encontrar alguém que possa ficar com seus filhos enquanto a pessoa freqüente as aulas. Assim a gestão deve procurar ampliar o acesso e assegurar a permanência dos alunos.

Sabemos que o desenvolvimento do currículo se baseia em uma posição política, pedagógica e social a ser aplicada, desta forma o currículo para EJA se constitui na formação de sujeitos da classe trabalhadora.

Nota-se uma grande diversidade do publico da EJA, essa diversidade provem de suas trajetórias pessoais. Desta maneira o currículo procura atende a cada individuo de acordo com sua especificidade, mas sempre voltada à formação humana, para que eles possam entender quem são esses sujeitos e que processos político-pedagógicos deverão ser desenvolvidos para dar conta de suas necessidades, desejos, resistências e ideais.

Para atender estudante da EJA com necessidades especiais, o currículo considerou que é necessário um atendimento educacional especializado (AEE) para os estudantes da EJA com deficiência. Este atendimento deverá ser no mesmo turno para que não cause uma exclusão do mesmo na sociedade e evitando assim a privação dele do direito a atividades profissionais.

A população privada de liberdade caracteriza-se como um público bastante heterogêneo, com acentuada diversidade etária, étnico-racial, sociocultural, de gênero e de orientação sexual. Assim a EJA nas Prisões não deve se limitar apenas à formação do individuo, mas também reconhecer os mesmos como pessoas autônomas, críticas e ativas frente à realidade em que se encontram. Desta maneira a EJA promove a esses estudantes uma formação social coletiva.

Para atender aos estudantes do campo a EJA procura conhecer suas especificidades, para assim valorizar o conhecimento cultural já trazido pelo aluno e, desta forma, articular os eixos do currículo aos contextos de agricultura, economia, cooperativismo e sustentabilidade.

Para promover uma educação igualitária o currículo da EJA deve relacionar temáticas especificas como relações de gêneros, da questão étnico-racial, de orientação sexual e demais temáticas, que permitam reconhecer, refletir e respeitar as diferenças e os direitos.

A oferta da EJA a distância será considerado a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem que deverão ocorrer por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em ambientes virtuais em tempos diversos promovendo atividades educativas.

Na Educação Profissional na EJA o atendimento será realizado através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tendo em vista que o trabalho é a prioridade e o estudo é uma ferramenta que possibilitará melhoria das condições de vida e trabalho. Esse programa prevê cursos de qualificação profissional e/ou técnico, agindo de forma integrada com o currículo para ampliar a inserção e reinserção da pessoa no mercado de trabalho.

O saber está associado à condição humana, na qual o reconhecimento da subjetividade e da realidade social são partes do processo educativo dos jovens e adultos. Assim o currículo da EJA deve procurar atender o estudante de forma diversa, possibilitando a organização pessoal para o processo de aprendizagem.

A construção de conhecimento na EJA deve ser permeada pelos eixos de cultura, trabalho e tecnologias, pois esse eixos estão relacionados e vão de encontro com o sujeito estudante da EJA.

O diagnóstico escolar é importante para termos conhecimento do perfil de estudantes bem como o de profissionais. Sendo um instrumento importante para formular o projeto político pedagógico da escola, auxiliando nas propostas, projetos e programas do currículo.

O processo avaliativo, fundamental para a reflexão acerca do alcance dos objetivos propostos, a avaliação deve estabelecer uma relação de autonomia do estudante, possibilitando sua reflexão sobre novos conhecimentos com os previamente sabidos. Assim deverá ser considerada a avaliação formal e a avaliação informal.

A formação continuada dos docentes deve estar atrelada a concepção de material didático na EJA, pois este deve ser expandido, pois deve-se deixar de usar somente o livro, mas incluir outros materiais didáticos como produção de blogs, portfólios, relatório, saraus, murais etc.

A EJA é ofertado em regime semestral. Abrangendo todas a educação básica, compreendendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Compreendendo o primeiro seguimento os anos iniciais do ensino fundamental, o segundo seguimento sendo compreendido pelos anos finais do ensino fundamental e o terceiro seguimento compreendendo o ensino médio, todos com carga horária de 1600h.

2 DESENVOLVIMENTO

Foi observada uma aula da Professora Joice na turma da EJA do 4º Termo do Ensino Fundamental (correspondente ao 5º ano do ensino fundamental regular), na escola municipal E.M.E.F Barão de Jacareí, onde a mesma aplicou o conteúdo sobre Vacinas. A mesma descreveu como se deu a descoberta das vacinas, relatando aos alunos que isso ocorreu de forma inesperada, também contou aos estudantes que as primeiras vacinas não foram bem aceitas pela população, pois causavam medo. Após esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com