TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de jovens e adultos

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A alfabetização é um processo no qual o indivíduo assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como um código de comunicação utilizado para ler e escrever, como o uso das cartilhas relacionadas a esses métodos que passaram a ser amplamente utilizadas como livro didático para o ensino nessa área.

O letramento é usar a leitura e a escrita para seguir instruções, buscar notícias nos jornais e nas revistas, é interagir e se divertir com as histórias em quadrinhos, se emocionar com a história de um bom livro, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama, etc.

O processo de alfabetização não se deve resumir apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento, como defende Paulo Freire

Infelizmente no Brasil o nível de analfabetismo da população continua sendo um grande problema educacional como mostra nos nossos censos, e com isso uma pessoa que não consegue ler e nem escrever um bilhete simples, é considerado analfabeto.

Porem uma pessoa que mesmo analfabeta e que não tem o domínio da leitura ou da escrita, mas consegue escrever o seu próprio nome ou copiar um pequeno bilhete ela estará desenvolvendo um progresso rumo à alfabetização e ao letramento, e assim estará superando alguns dos preconceitos que atinge as pessoas que não tem esse mesmo conhecimento.

Assim como mostra nos censos e através dos estudos realizados sempre existiu uma desigualdade muito grande em relação às classes, raça, gênero e geração, e até nos dias atuais podemos observar a que em termos de gerações tantos os brancos como os negros se mantém nesse nível de desigualdade, sendo que por sua vez em termo de anos de escolarização as pessoas negras continuam sendo menos favorecidas.

Em relação aos homens e as mulheres com o passar dos anos, houve um grande progresso em relação a essa desigualdade educacional, onde as mulheres puderam alcançar uma posição de destaque nesses 2 anos de estudo, e até atingindo medias mais elevadas do que os homens.

Esperamos que algum dia essa desigualdade possa acabar e indiferente da classe social, raça, cor e sexo, todos possamos ter uma educação digna e mesmo direito perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com