TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de jovens e adultos

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

       EUDA MARQUES COELHO 1, RU:770149 (2012/05  PEDAGOGIA)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

BOA VISTA-RR

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

       EUDA MARQUES COELHO 1, RU:770149 (2012/05  PEDAGOGIA)

    jEANA PAULA ALVES DE JESUS 2, RU:773616 (2012/05  PEDAGOGIA)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)

Relatório de Estágio- Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentado à UTA – diversidade Cultural, no curso de Pedagogia.Tutor Local: Katyanne Barroco Melo Centro Associado: Reizão

BOA VISTA-RR

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        

1.  CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:        

2. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA:        

3. DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO:        

4. CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA:        

5. DESCRIÇAO DAS AULAS OBSERVADAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO:        

6. ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO:        

CONSIDERAÇÕES FINAIS:        

REFERENCIAS:        

ANEXOS:...........................................................................................................16


INTRODUÇÃO:

O presente relatório de estágio tem a finalidade de analisar a observação do ensino da educação de jovens e adultos (EJA),na teoria e na pratica onde podemos desenvolvem  capacidades, enriquecer  os conhecimentos, e melhoram as competências técnicas profissionais tentando atender nossas próprias necessidades e assim contribuir como cidadãos na sociedade.

Este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do docente da Educação de Jovens e Adultos, constatando e refletindo sobre as práticas em sala de aula, observar como se desenvolve o ensino desta modalidade, de que maneira é conduzida a aprendizagem, como se processa a aprendizagem destes adultos e jovens. O objetivo desse estágio é analisar o processo de ensino, observar, participar e refletir sobre as ações desenvolvidas com os alunos com uma faixa etária tão diversificada.

1.  CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

A observação foi feita na Escola Estadual Caranã, que se localiza na Rua DecoFontelles, nº. 758, CEP: 69.313.610, bairro: caranã município de boa vista–RR, telefone: (95) 3627-1925,  e-mail: carana2010@gmail.com, localização /zona: urbana, períodos: matutino: 7:30h às 11:45h, vespertino: 13:30h às 17:45h  e noturno: 18:45h às 22:45h.

A direção esta composta por gestor administrativo, vice-gestor administrativo, coordenadora pedagógica – ensino fundamental e coordenadora pedagógica – educação de jovens e adultos, conta-se ainda na instituição com o apoio de corpo docente, auxiliares de secretarias, auxiliares de coordenação pedagógica, mães merendeiras, copa, cantina, assistentes de alunos, cuidadores de alunos,porteiros, auxiliares de biblioteca, vigilância e estagiários.

2. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA:

As ações pedagógicas da Escola Estadual Caranã adotam uma abordagem sócio interacionista, que tem como fundamentação teórica os trabalhos de Piaget, Vygotsky e Wallon.

Onde, Piaget teve como principal preocupação a investigação do processo que dá origem ao conhecimento. Dividiu a evolução do conhecimento humano em estágios, ao longo dos quais se constroem certas estruturas cognitivas, bem como a relação entre aprendizagem e desenvolvimento.

Segundo Piaget, o conhecimento não é uma coleção de fatos particulares, mas sim uma estrutura organizada, que não é uma cópia da realidade. Conhecer um objeto é agir sobre ele, é modificá-lo, transformá-lo e entender o processo de transformação e, como consequência, entender como é construído.

Henri Wallon, além de elaborar uma teoria sobre o desenvolvimento humano, escreveu também sobre suas idéias pedagógicas apontando bases que a psicologia pode oferecer à atuação Pedagógica Psicogenética, essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico, a teoria de Wallon enfatiza a integração entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição da pessoa. A pessoa é vista como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões. Wallon admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, a da preponderância funcional e a da integração funcional.

A lei da alternância funcional indica duas direções oposta que se alternam ao longo do desenvolvimento: uma centrípeta, voltada para a construção do eu e a outra centrífuga, voltada para a elaboração da realidade externa e do universo que a rodeia.

A lei da sucessão da preponderância, alternadamente, ao longo do desenvolvimento do homem: motora, afetiva e cognitiva. A função motora predomina nos primeiros meses de vida da criança, enquanto as funções afetivas e cognitivas se alternam ao longo de todo o desenvolvimento, ora visando à formação do eu (predominância afetiva), ora visando o conhecimento do mundo exterior (predominância cognitiva).

A lei da diferenciação e integração funcional, diz respeito às novas possibilidades que não se suprimem ou se sobrepõem às conquistas dos estágios anteriores, mas, pelo contrário, integram-se a elas no estágio subseqüente. A integração dos três subconjuntos funcionais motor, afetivo e cognitivo constitui o último e quarto subconjunto funcional, denominado por Wallon.

Vygotsky (1896-1934) Elaborou uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que todo conhecimento é constituído socialmente no âmbito das relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com