TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de jovens e adultos

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.

O Brasil tem enfrentado o problema da exclusão social que gerou grande impacto nos sistemas educacionais, hoje vários brasileiros não se beneficiam do ingresso e permanência na escola, pois não tem acesso a um sistema de educação que os acolha.

A mobilização brasileira em favor da educação do povo, ao longo da historia parece ligar-se as tentativas de sedimentação ou de recomposição do poder politico e das estruturas socioeconômicas.

O sistema educacional é fundado pelos Jesuítas, tratavam-se da aculturação dos nativos, eles ancoravam a sua linha curricular com muita competência. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, houve a necessidade de organizar um sistema de ensino para atender a demanda educacional da aristocracia portuguesa.

Com o desenvolvimento da sociedade industrial e urbana surgiu à necessidade de conhecimento e que apresentasse algumas habilidades de trabalho, assim a escola passou a exercer a função de educar para a vida e para a aprendizagem do trabalho.

As reformas da década de 20 tratam a educação dos adultos ao mesmo tempo em que cuidam da renovação dos sistemas de um modo geral. Somente na reforma de 28 a educação recebe mais ênfase, renovando o ensino dos alunos na primeira metade dos anos 30.

Os profissionais da educação começam a aparecer nos anos 20 e tentam sustentar sua crença em seu descompromisso com ideias politicas defendendo o tecnicismo em educação e trazendo a aceitação das ideias dos que governam, a educação popular nada mais foi do que a expansão das bases eleitorais, a preocupação maior era o aumento do poder da classe burguesa.

A partir da Revolução de 30 permitiu o inicio da consolidação de um sistema politico de educação elementar no país. A demanda provocada pelo processo de urbanização e industrialização para adolescentes e adultos. Foi durante o período republicano que se construiu o sistema educativo brasileiro.

A gratuidade se configurou na Constituição de 1824. Em 1834 apareceram juntas a gratuidade e obrigatoriedade, o ensino primário integral gratuito e a frequência obrigatória, extensiva aos adultos. A partir daí o principio da gratuidade e da obrigatoriedade jamais deixou de existir em nossa constituição.

2. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos?

Porque foi nela que aconteceu varias iniciativas politicas e pedagógicas de peso, como a regulamentação do Fundo Nacional de Ensino Primário (FNEP); o surgimento das primeiras obras dedicadas ao ensino supletivo; lançamento da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) se preocupou também com a elaboração de material didático para adultos. Houve a realização de dois eventos fundamentais para a área que foi: O 1º Congresso Nacional de Adultos realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949.

No final da década de 40 e inicio dos anos 50, houve a necessidade de promover a educação para que o povo pudesse acompanhar a fase de desenvolvimento que se instalava nos países, era preciso formar mão-deobra necessária para atender o crescimento das indústrias. Essa necessidade de promover a educação e qualificação foi justificada por varias teorias ligada a politica e a ampliação das bases eleitorais do país com incentivo externo.

3. Caracterize o Método de Alfabetização de Paulo Freire. Você pode pesquisar em outras fontes para aprofundar seus argumentos.

O método Paulo Freire era muito forte, a questão social, tinha técnicas pedagógicas e filosóficas, enfatizando que era a partir de uma visão critica do mundo que ia oferecer em termos teórico-metodológicos uma formulação original. Teve propostas para alfabetizar adultos e chamou isso de “Pedagogia da Libertação ou Pedagogia do Oprimido”, ele acreditava e conseguia fazer com que as pessoas saíssem da posição de oprimido.

O analfabetismo era visto como uma causa da pobreza e da marginalização, depois passou a ser interpretado como efeito da situação da pobreza por uma estrutura social desigual.

Paulo Freire mexe com as pessoas e consegue resgatá-las, trazendo-as para a realidade. Ele disse que um processo educativo era necessário para abrir os olhos da sociedade, pois aquele era o momento de surgir uma sociedade aberta e democrática em que o povo tinha que ser inserido, participativo e também ajudar a decidir deixando de ser objeto de história.

4. Caracterize o Mobral, ressaltando a importância deste movimento para a Educação de Jovens e Adultos.

O Mobral foi criado pela lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967, era os militares que controlava o que era ensinado, a alfabetização começou no final da década de 1970, que tinha como objetivo erradicar o analfabetismo no Brasil num curto espaço de tempo.

O Mobral teve forte influência do método Paulo Freire, onde tirava palavras do cotidiano dos alunos. Dentro do Mobral existiam programas como o de Alfabetização Funcional; Educação Integrada; Mobral Cultural e Profissionalização.

Os investimentos aplicados no Mobral era uma porcentagem da Loteria Esportiva e Imposto de Renda, mas o que se gastava com cada aluno era maiores, então em 1985 o Mobral foi substituído pela Fundação Educar pelo decreto nº 91.980, de 25 de novembro de 1985.

A importância do Mobral era de conduzir o ser humano para que adquirisse o conhecimento da leitura, escrita e cálculo para integrá-lo a sua comunidade, para ter melhores condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com