TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de povos primitivos

Artigo: Educação de povos primitivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

1- Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada?

Entre os povos primitivos existiam três formas fundamentais de educação: Educação Física; Educação Intelectual e a Educação Moral.

*Na educação física brincando e imitando as crianças aprendem todas as atividades dos adultos.

*A educação intelectual começa cedo e varia conforme o sexo e a maneira de viver de cada tribo. Quer isso dizer que, se o jovem deve viver da caça e da pesca, é habituado desde cedo ao exercício de todas as atividades relacionadas com a pesca e a caça, a construir embarcações, a manejar as armas com precisão e a desenvolver sua agilidade física.

*Na educação moral os primitivos procuravam transmitir às suas gerações novos preceitos morais e espirituais, dentre eles o respeito aos pais e aos mais velhos, o culto dos antepassados, o sofrimento de honra, a fidelidade a palavra, a obediência a autoridades legítimas.

2- O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)

*A organização da educação chinesa é dupla, composta por um sistema de escolas elementar e um sistema de exames realizados pelo Estado. A duração do período de estudos é indefinida, só se encerrava com a aprovação nos exames governamentais que davam direito às posições oficiais, são os chamados mandarins. Seus prêmios são os maiores oferecidos na vida chinesa.

*A educação Hindu A moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas. Além da leitura e da escrita, estudavam a aritmética.

*A educação judaica, os judeus constituíram a educação numa variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deram muito mais oportunidade para o desenvolvimento da personalidade do que qualquer outro povo oriental.

Sim, há uma relação com a nossa educação. Traz de positivo para nós a formação do caráter, o respeito e a honra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com