TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo conhecer um pouco mais a escola em que foi realizada a pesquisa, o seu Projeto Politico Pedagógico e seu desenvolvimento. As mudanças com o passar do tempo e a adaptação das escolas conforme a necessidade e não com o objetivo de mudança. Como é organizado o espaço da escola para receber os alunos com necessidades especiais.

DESENVOLVIMENTO

Minha pesquisa foi realizada na Escola Estadual Gottfried Thomas Westerich, localizada na Avenida Emilio Knaak, sem número no município de Novo Xingu RS, sendo a única Escola Estadual do município.

Fui recebida na Escola pela diretora à professora Neusa Glaci Holz Fenner e pela Pedagoga e coordenadora Educacional da Escola a professora Andreia Fenner Dalpiaz.

A escola começou há pouco tempo ser organizada para a diversidade e inclusão, antes disso a escola não estava preparada para nada e nem para receber e incluir alunos especiais com dificuldade de acesso e com profissionais especializados para atender aos alunos.

Há cerca de mais ou menos dois anos atrás a escola recebeu um aluno com déficit de aprendizagem e outro surdo mudo e a partir daí a escola teve que se adaptar aos novos alunos, mas a dificuldade foi grande e ainda é grande por que muitas vezes estes colegas são discriminados.

Quando chegaram os alunos novos na escola que começaram a se organizarem com projetos sobre Inclusão, aonde eles desenvolveram trabalhos onde os colegas que não tinham dificuldade nenhuma passavam a manhã com vendas nos olhos ou tampões nos ouvidos para não enxergarem e não ouvirem nada do que era falado para eles, foi desta maneira e claro trabalhando com palestras com profissionais de diversas áreas para fazerem os alunos e professores entenderem o que se passava ao seu redor.

Na escola há pouco tempo nem se comentava sobre bullying, mas atualmente a escola esta se preparando e se adaptando com as mudanças que estão acontecendo no espaço escolar, muitas vezes ainda a direção e coordenação se deparam com vários problemas relacionados ao preconceito e bullying, mas geralmente sobre preconceito entre os próprios alunos que por alguma ou outra razão acabam entre eles mesmos por se discriminarem.

O maior problema que a escola enfrenta até hoje é a dificuldade de os pais dos alunos entenderem o processo de modificação para receber e incluir os alunos, segundo os pais não se precisa receber “esses alunos”. Muitas vezes os próprios alunos que acabam discriminando os colegas, geralmente são esses alunos que os pais não aceitam as mudanças e adaptações que a escola esta fazendo e passando, esses assuntos são tratados quase que diariamente na escola, onde são orientados pelos próprios professores que passaram por vários outros profissionais com cursos e palestras para se aperfeiçoarem e poderem atualmente trabalharem com ênfase com seus alunos e estarem preparados para os problemas que viram.

Atualmente a escola não tem a sala de Recursos multifuncionais, mas a escola estadual é atendida pela sala que o município oferece, onde os alunos com dificuldade frequentam, estamos com projetos na coordenadoria para que na nossa escola possamos também oferecer uma sala de recursos para atender os nossos alunos, até hoje apenas um sonho, mas quem sabe logo, logo uma realidade. Temos mais ou menos uns vente alunos que frequentam a sala de recursos multifuncional do município. Mas o Prefeito Municipal esta nos apoiando para conseguirmos a nossa sala de recursos Multifuncionais.

Há cerca de três anos que não era feito mudanças no Projeto Politico Pedagógico, mas este ano estamos estudando e fazendo as mudanças necessárias. Este trabalho de estudo e mudança do Projeto Politico Pedagógico é feito em turno inverso as aulas, com a participação de todos os professores, secretários, direção e coordenação da escola para que todos possam sim ter acesso e saber o que foi mudado neste ano, ainda não esta cem por cento prontos, mas foram já realizadas muitas mudanças este ano, e sim foi colocada este ano muita mudanças sobre Diversidade e Inclusão.

O Projeto Político Pedagógico, este documento é a essência do trabalho escolar em permanente construção. A elaboração do Projeto Politico Pedagógico planeja o futuro diferente do que é vivido, este busca um rumo, uma direção com compromissos definidos coletivamente.

O Projeto Politico Pedagógico conta com a participação de todos, os profissionais da escola, alunos, famílias e comunidade que deverão estar de acordo com a mesma vontade, a fim de serem feitas mudanças no espaço escolar para melhorar a Educação dos alunos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação tem um capitulo inteiro dedicado à Educação especial, trazendo os aparatos necessários para atender a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com